28 de janeiro de 2019

Tilápia ensopada com pirão - Almoço de domingo

Oi, Pessoal!
Segue a receita do vídeo de hoje no canal.





Ingredientes

1 kg de filé de tilápia
5 tomates grandes sem pele e sem sementes picados grosseiramente
1 cebola grande em rodelas
3 pimentões em rodelas (verde, amarelo e vermelho, um de cada)
Salsa a gosto
Azeite a gosto
Tempero alho e sal a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto (vide observação no final da receita)
Suco de 1 limão
Um pouco de água

Modo de fazer

Reserve o filé de peixe em uma mistura de limão e tempero alho e sal a gosto. Temperar pelo menos 1 hora antes de fazer.

Em uma panela, coloque azeite e refogue tempero alho e sal  e a cebola em rodelas. Adicione o tomate picado grosseiramente (já sem pele e sem semente) e os pimentões em rodelas. Se você gostar, também pode acrescentar cebolinha e coentro. Adicione pimenta do reino a gosto (vide observação ao final da receita).

Coloque na panela com um copo de água, tampe a panela e deixe ferver bem em fogo baixo.

Escorra o peixe, o adicione ao cozimento e cubra os filés com parte do molho e legumes que estão na panela. Não mexa e deixe tudo cozinhar por cerca de 20 minutos. Vá conferindo se o peixe está cozido, não deixe cozinhar demais, senão ele irá se partir em pedaços pequenos. Após este tempo é só acertar o sal e acrescentar a salsinha.

Para fazer o pirão

Em uma panela, adicione um pouco do caldo formado no cozimento e vá adicionando farinha de mandioca aos poucos, até ficar na consistência que você deseja. Continue sempre mexendo para que não embole. 

Obs.: Caso tenha crianças pequenas entre os seus convidados, é melhor não colocar a pimenta do reino e oferecer molho de pimenta à mesa para os adultos temperarem o peixe a gosto.

Segue o vídeo:





2 comentários: