23 de junho de 2016

Bolo de iogurte com cobertura de abacaxi

Aqui em casa nunca falta bolo mas, depois que o Gabriel começou a comer tudo o que comemos, comecei a buscar por receitas mais saudáveis, apropriadas para crianças pequenas. Então, os bolos de iogurte, laranja, banana e cenoura passaram a ter preferência; também troquei o achocolatado por chocolate em pó 100% cacau e passei a usar metade de farinha de trigo normal e metade de farinha de trigo integral. Outra coisa que fiz foi diminuir o açúcar da receita. Não importa se a receita tem 1 xícara e meia, 2 xícaras de açucar. A medida aqui de casa é 1 xícara. Ficam doces do mesmo jeito!

O resultado: lanches mais saudáveis para o meu bebê e toda a família ganha em qualidade de alimentação também!

Este bolo é um dos favoritos do meu bebê e só tem um defeito: é tão gostoso que acaba rápido demais! Vale super a pena você fazer essa receita!





Atenção: eu coloco metade de farinha normal e metade de farinha integral para ficar mais saudável. Mas, você poderá fazer o bolo normalmente caso somente tenha a farinha tradicional. Use, nesse caso, duas xícaras da farinha que tiver em casa.


Bolo integral de iogurte com cobertura de abacaxi

Ingredientes

4 ovos
1 copo de iogurte natural
1 copo (medida do copo de iogurte) de açúcar
1 copo (medida do copo de iogurte) de óleo
1 copo (medida do copo de iogurte) de farinha de trigo
1 copo (medida do copo de iogurte) de farinha de trigo integral
1 colher pequena (colher de cafezinho) de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 abacaxi pequeno ou metade de um abacaxi grande
Canela em pó a gosto

Modo de Fazer

Pique o abacaxi em cubinhos. Coloque papel manteiga no fundo de uma forma, previamente untada e esfarinhada. Não coloque o papel manteiga nas laterais. Salpique canela sobre o papel manteiga e coloque o abacaxi. Reserve.

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adicione primeiramente com os ovos, depois o iogurte, açúcar, óleo, farinha e por último adicione o fermento.

Coloque a massa do bolo sobre o abacaxi.


Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e desenforme o bolo ainda morno.

3 comentários:

  1. Hummmm... Que delicia! Esse bolo esta com uma cara maravilhosa e parece ser muito gosto. Vou experimentar a receita. Bjo

    ResponderExcluir