2 de dezembro de 2015

Risoto de tomate seco

E o prato principal do jantar de aniversário do Jean tinha de ser algo bem fácil que pudesse ser feito na hora. Afinal, tenho um bebê de 1 ano e tenho de ser prática todo o tempo! Amo fazer risotos porque são deliciosos, receitas baratas e fáceis de fazer. Enquanto você conversa com seus convidados, vai fazendo o risoto e come quentinho. Muito bom!!! Caso queira ver mais detalhes sobre o preparo do prato, acesse meu canal do Youtube, no jantar do aniversário do Jean.



Risoto de tomate seco


Rendimento: 2 porções
 

Ingredientes
 

250 g de tomate seco
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 xícara de chá de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes (se for usar em cubos, dissolva 2 cubos em água quente)

1 pitada de pimenta-do-reino a gosto 
Sal a gosto
Azeite de oliva extra virgem
Parmesão ralado a gosto


Modo de fazer


Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o arroz cru (que não pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela). Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz. Acrescente o vinho branco mexendo bem até evaporar.


Coloque 1/4 do caldo de legumes (que deve estar bem quente), e misture bem. Não é necessário mexer continuamente. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais 1/4 de caldo. Deixe que o arroz vá incorporando o caldo e mexa de vez em quando. Sempre que secar, adicione caldo e mexa até que todo o líquido se incorpore ao risoto. Vá provando o risoto e quando estiver no ponto, cozido, adicione o tomate seco. Apague o fogo e acrescente 1 colher de manteiga e mexa bem. Salpique parmesão ralado. Sirva imediatamente.

2 comentários:

  1. Lílian_lilicca02/12/2015 22:33

    Saudades das suas receitas Kate...bom poder te acompanhar aqui e no Youtube...Sinto saudade de vc no instagram, mas entendo perfeitamente sua posição, inclusive tenho pensado bastante em fazer a mesma coisa com meu facebook rsrsrs....Bjuss Lílian

    ResponderExcluir
  2. Nossa que delicia, eu que sou vegetariana esse prato me deixou salivando kkkk

    ResponderExcluir