30 de novembro de 2015

Bolo de cenoura com cobertura 100% cacau

Alguns dias atrás eu fiz um bolo de cenoura com cobertura com cacau com 100% de concentração e me pediram para deixar a receita aqui no blog. 

Na verdade, a receita do bolo eu já havia postado no blog muuuuito tempo atrás. Mas a cobertura agora é diferente. Nunca mais vou usar achocolatado, que descobri que é PURO açúcar. Estou testando coisas saudáveis para servir para o meu bebê e o cacau é uma delas. Gabriel simplesmente amou o bolo, comeu em casa, comeu na escolinha, mais uma receita aprovada!

Então, segue  receita para vocês, queridos!


Bolo de cenoura com cobertura de chocolate


Rendimento: 15 porções

Ingredientes

Massa

3 cenouras picadas 
3 ovos 
1 xícara de chá de óleo 
3 xícaras de chá de farinha de trigo *
2 xícaras de chá de açúcar **
1 colher de sopa de fermento químico em pó 

* Se quiser fazer o bolo integral, coloque metade da farinha de trigo tradicional e a outra metade com farinha integral

** Você pode também fazer bolos mais saudáveis usando outro tipo de açúcar. Eu já testei com açúcar mascavo e com açúcar orgânico. Gostei mais do orgânico, por enquanto.
Cobertura

1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de água 
2 colheres de cacau 100% 
3/4 de xícara de açúcar 

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Coloque os ingredientes no liquidificador, e acrescente aos poucos a farinha. 

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Cobertura

Disolva o cacau totalmente na água antes de levar para a panela. Misture em uma panela com os demais ingredientes, leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.

E você que ainda não é inscrito no meu canal do Youtube, convido-o a conhecer o canal e, caso goste, se inscrever! Um beijo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário