21 de setembro de 2015

Lanche em família - para vocês nos conhecerem melhor

Hoje está no ar um vídeo no Youtube com um lanchinho que fiz para meus pais e aproveitei para contar um pouquinho sobre mim, sobre minha família para que os novos inscritos do canal possam nos conhecer melhor.



Segue link do modo de fazer o pastel: Pastel - Por que fritar se posso assar?



E a receita do bolo de abacaxi que eu fiz no vídeo:


Bolo Integral de Abacaxi
Massa

Ingredientes 

3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
11/2 xícara de chá de farinha de trigo 
11/2 xícara de chá de farinha de trigo integral (usei fibra de trigo, pode ser farelo de trigo também)
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Doce de Abacaxi

Corte metade de um abacaxi grande e pique em cubinhos. Coloque em uma panela com um pouco de água (1/2 xícara = ou -) e duas pitadinhas de sal para apurar o doce. Não precisa colocar açúcar, o próprio açúcar da fruta irá produzir um resultado final bem docinho.

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. 

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-as na geladeira. 

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o leite, a farinha e bata novamente. Coloque o fermento ao final e bata um pouco mais. Acrescente as claras em neve e bata rapidamente.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos (o tempo depende de cada forno). Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão antes de desenformar.

Fure o bolo com um palito e molhe o mesmo com a calda do abacaxi. Depois coloque o abacaxi cozido sobre o bolo e salpique canela.

Um comentário:

  1. Kate, PARABÉNS !!!! Sua família é linda como você. Que Deus continue abençoando e iluminando vocês, Bjusss. Ana Claudia

    ResponderExcluir