2 de novembro de 2014

2 Kg de mandioca, duas receitas!

Após um mês de plena inatividade no blog, vamos colocar a vida em dia! Começando pelas pendências... Me pediram para postar umas receitas simples que fiz com creme de mandioca e vamos lá!

Então, queridos, quando a mulher é recém casada, passa por uma fase de empolgação enorme e, principalmente, autoafirmação. A recém casada precisa mostrar para amigos e familiares que é prendada, que sabe cozinhar, fazer belas mesas e receber muito bem. Em suma, ser uma espécie de Bree Van de Kamp, personagem do seriado Desperate Housewives, que é uma dona de casa impecável.

Eu não acho que isso deixou de ser importante para mim, mas, com o passar do tempo, com uma carreira profissional mais agitada, com a gravidez e agora o bebê, eu entendi que a praticidade era algo mais importante para mim. Se eu dou uma festa, não preciso mais fazer tudo, eu mesma; posso contratar um buffet, uma doceira. Se é uma reunião íntima, não preciso fazer todos os pratos, posso encomendar alguma prato para completar com outro que eu vá fazer. No dia a dia, os pratos mais elaborados foram dando lugar a receitas mais simples, rápidas e, ainda assim deliciosas. Experiente, não sigo mais receitas ao pé da letra; improviso, vejo o que tenho em casa e crio receitas em poucos minutos e faço minha própria versão de receitas conhecidas, usando menos ingredientes, simplificando.

Simplificar é a essência. Significa mais tempo para mim e para minha família.

Hoje vou dar minha versão de duas receitas. Coisinhas práticas, rápidas e com delicioso sabor, usando mandioca. Um mesmo creme foi utilizado nas duas receitas.

Creme de Mandioca

2 kg de mandioca
tempero alho e sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Água para cozimento e para bater a mandioca

Cozinhe a mandioca na panela de pressão por trinta minutos. A quantidade de água deve cobrir a mandioca. Verifique se a mandioca ficou bem macia. Bata a mandioca com um pouco da água do cozimento. O creme deve ficar consistente, mas não muito duro.

Após o creme estar batido, refogue o tempero em um fio de óleo, adicione o creme e adicione pimenta do reino. Reserve.

Escondidinho de Mandioca com carne moída



Rendimento: 6 porções

Ingredientes molho

800 g de carne moída
1 xícara de chá de molho de tomate 
1 tomate bem maduro
1 cebola média
1 pimentão verde médio
2 tabletes de caldo de carne
azeitona picada a gosto
Tempero alho e sal
Pimenta do reino

Modo de Fazer

Pique bem miúdo a cebola, o pimentão e o tomate. Reserve.

Em uma panela refogue a cebola e o pimentão junto com o tempero alho e sal em um fio de óleo. Adicione a carne moída e mexa bem, até que ela fique toda corada. Adicione o tomate e mexa até ele começar a ficar macio. Adicione o molho de tomate e os tabletes de caldo de carne. Os tabletes deverão derreter completamente (você pode dissolvê-los previamente em um pouquinho de água, caso prefira).  Adicione a azeitona. Salpique pimenta do reino, verifique o tempero, deixe o molho apurar um pouco e desligue.

Em um pirex, coloque o molho de carne moída. Por cima, coloque o creme de mandioca. Rale queijo por cima. Pode ser mussarela, parmesão, queijo Minas ou qualquer outro que você tenha em casa e goste (essência: seja prática). Leve ao forno (230 º C) até o queijo começar a gratinar e sirva a seguir.

Delícia e fácil, não? Esse molho de carne moída eu uso para muitas coisas: faço pastel, preparo sanduíches, sirvo com arroz. Sempre é bom ter um molho desses em casa!

E aí, sobrou uma boa quantidade de creme de mandioca. O que me levou a fazer no dia seguinte um saboroso:

Caldo de Mandioca



Essa receita foi ainda mais fácil, nem precisa de lista de ingredientes.

Coloquei o creme na panela e adicionei 1 tablete de caldo de galinha. Depois coloquei um pouco de molho de tomate pronto para dar uma cor (algumas pessoas usam coloral). Não tenho medida para o molho de tomate, adicionei até achar que era suficiente e que o creme pegou uma cor legal. Por fim, adicionei peito de frango, comprado pronto já desfiado e temperado. Estava pronto o meu caldo. E ficou incrível!

O marido sempre agradece! E fiz duas boas receitas, do meu jeito, sem seguir padrões e sem ter muito trabalho!

Um big beijo,

Kate


6 comentários:

  1. Eu adoro caldo de mandioca...além de gostoso super mata a fome!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  3. Adorei rever voce postar receitas, saudades.

    ResponderExcluir
  4. Kate! Quanta saudade eu estava das suas dicas (todas elas)... Ainda não sou mãe, mas estou adorando acompanhar as dicas maternais (rs)... amo seu capricho e riqueza de detalhes, sua organização, vc me inspira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque não consegui escrever tudo que gostaria no primeiro post, bem, então complemento: VOCÊ É DEMAIS! Observo em detalhe cada foto, muitas vezes você me dá dicas de decoração sem saber (risos)... Meu marido (como já te contei) também é mineiro, e a mãe dele não o "ensinou" a admirar alguns detalhes, como louça combinando, guardanapo que complementa, arranjo, velas e etc, mas creio que com o tempo ele vai no mínimo entender como capricho e cuidado, ao invés de frescura, rs... Bjs querida!

      Excluir
    2. Obrigada, Nathy! São frescurinhas gostosas que valem a pena, por mostrar que amamos as pessoas para quem estamos servindo as coisas. Capricho não faz mal a ninguém, é uma delícia! Um beijo e super obrigada pelos elogios!!!

      Excluir