25 de agosto de 2014

A nova rotina do Gabriel


Olá! Espero que todos estejam muito bem. Por aqui, estamos indo cada vez melhor!

No post Sobrevivendo ao primeiro mês de vida do bebê, contei como estava sendo o processo de adaptação com o Gabriel. Acredito que o post assustou muita gente que ainda não passou por isso. Mas, é verdade, o primeiro mês é bastante "assustador"; conversei com várias mães recentes e todas passaram pelas mesmas dificuldades, e, como me disse uma delas, o primeiro mês é punk!

Porém, o Gabriel ainda nem completou seu segundo mês de vida e já tenho um cenário bem mais animador para relatar. Mudanças profundas aconteceram após a virada do primeiro mês e quase todas as dificuldades foram superadas. Um menino choroso e irritadiço foi dando lugar a um menino que segue uma rotina, que é bem tranquilo e muito sorridente! Mil vivas a essas mudanças! 

Basicamente, as boas novas resultaram não somente do comportamento do Gabriel que melhorou, mas também de um esforço que eu e o Jean fizemos para entender as necessidades dele, respeitá-lo como indivíduo e elaborar uma rotina a partir disso. 

Uma das coisas mais complicadas do primeiro mês é que ele tinha de viver no colo para ficar mais calmo, chorava quase o dia inteiro. Sabemos que o excesso de colo não é bom, até tentamos um método de deixá-lo chorando alguns minutos no berço, mas logo abandonamos essa prática. Alguns defendem o uso da mesma mas, sinceramente, acho até crueldade fazer isso com um serzinho tão delicado, que está de certa forma assustado com a nova vida e ainda tentando se adaptar. O bebê precisa de amor, de pessoas que compreendam as suas necessidades e não de ser abandonado chorando ininterruptamente.

Logo após completar um mês de vida do Gabriel, minha mãe foi embora e o Jean entrou de férias. Os três primeiros dias foram difíceis, mas começamos a nos empenhar para entender o Gabriel e ajustar as coisas. Eu passei a ler diariamente o livro da Encantadora de bebês e comentar com o Jean o que era mais importante. Anotamos por três dias, tudo o que acontecia  com ele e notamos um padrão de comportamento. Passamos a tentar entender os diferentes tipos de choro. As coisa começaram a fluir...

Concluímos que ele realmente não gosta de ficar isolado no berço durante o dia e que quer estar perto das pessoas. Sendo assim, passamos a deixá-lo durante o dia na cadeirinha da Fisher Price, ou na cama, perto de nós. Batalhar para que ele ficasse no berço durante o dia era um processo estressante para todos e que não estava levando a nada.

Outro grande desafio era fazê-lo dormir à noite. Por volta do 28º dia, o processo de dormir passou a acontecer com mais facilidade. Á princípio precisávamos de música, ambiente escurinho e muita paciência. Com o passar dos dias, adotamos uma rotina e ele se encaixou muito bem: por volta de 19:30 h damos o banho, depois eu amamento e, na sequência, o Jean o coloca para arrotar e o faz dormir, sem música e sem maiores frescuras. Tem dias em que ele dorme imediatamente. Em outros, demora mais um pouquinho, mas até no máximo 21 horas ele já está dormindo O processo funciona tão bem que, em certas noites, já tivemos a satisfação de colocá-lo no berço acordado e ele ficar tranquilo e dormir sozinho, minutos depois. E dorme até as 03:00 h, 04:00 h, quando acorda para mamar e dorme novamente até 07:00 h, 08:00 h.

Sim, esta foi outra mudança maravilhosa: ele dorme várias horas direto e transformou três mamadas noturnas (23:00 h, 02:00 h e 05:00 h) em uma única mamada! Essa maravilha começou a acontecer por volta do 35º dia. Com isso, dormimos mais e acordamos mais descansados e sem olheiras!

Querem mais uma mudança excelente? Eu tenho! Ele passou a usar 1 fralda por noite e acabaram-se as trocas chatas de madrugada! Isso ocorreu porque chega uma hora que o bebê começa a evacuar menos e podemos começar a usar um tipo de fralda da Pampers que é projetada para o uso por até 12 horas. Estamos usando a Pampers verde ou vermelha durante o dia (no qual as trocas permanecem em maior quantidade) e a Pampers roxa durante a noite e a fraldinha não vaza, é excelente (Pompom noturna também é muito boa)!

Por fim, outra novidade é que ele passa mais horas durante o dia acordado, "brincando". Entender isso é muito bom para qualquer pai e mãe respeitar a rotina do seu filho. No livro, a encantadora explica que, para bebês bem novinhos, ficar acordado olhando para cima já é brincar. Se nos primeiros dias de vida eles dormem praticamente o dia todo, no segundo mês eles tiram algumas sonecas durante o dia e alternam com momentos de atividade. Nesses momentos de brincadeira, às vezes ele fica na cadeirinha olhando para o tempo, brincando com as mãozinhas e fazendo barulhinhos fofos ou nós pegamos brinquedinhos coloridos e o estimulamos. Mas, essa estimulação não pode ser com mais de dois brinquedos e nem por muito tempo, pois ele ficará super estimulado e começará a chorar.

E a rotina do Gabriel ficou assim: Acorda entre 07:00 h e 08:00 h, mama e fica na nossa cama. Nesse horário, ele está de super bom humor e brinca, distribui sorrisos. Em alguns dias, ele toma o sol ali mesmo na nossa cama. Em outros dias, eu desço com ele no carrinho para a área comum do condomínio. Após brincar e tomar sol, ele costuma mamar novamente e ter uma longa soneca, até quase na hora do almoço. Durante o período da tarde, ele fica mais acordado, tem sonecas mais curtas e costuma chorar um pouco mais. Mas, com jeitinho, a gente consegue um bom tempo livre pois ele fica bem acordado brincando na cadeirinha ou sonecando. E, à noite, começamos a rotina para dormir por volta de 19:30 h, como já expliquei acima.

O que ganhamos com isso? Tudo! Tempo para nós mesmos, mais qualidade no tempo com nosso filho, mais oportunidades de sair de casa (vai rolar post sobre nossas saidinhas a dois e em família). Melhorou muito nossa qualidade de vida! É como eu disse naquele primeiro post: vale muito a pena! Muito, muito mesmo; dito com muita ênfase! E não há dificuldade que dure para sempre. Se você está planejando ter um filho, grávida ou passando pela fase do primeiro mês de vida do seu bebê, não se desespere! Tudo passa e tudo melhora! 

UPDATE: Com 70 dias de vida, Gabriel passou a dormir a noite toda! Atribuo isso à maturidade do organismo dele, mas, principalmente ao fato de eu ter o colocado para dormir desde o início no quarto dele. O banho passou para 19 horas, logo na sequência a mamada e antes de 20:00 h ele está dormindo e acorda às 06:30 h da manhã. Muita qualidade de vida por aqui! Já comecei a dar frutas para ele. Em breve, vídeo sobre introdução de alimentos, como fazer pegar mamadeira e também farei um vídeo explicando direitinho como é a rotina dele. Aguardem!

7 comentários:

  1. PARABÉNS!!!
    Amei sua experiência e tranquilidade. Vou me esforçar para aplicar suas dicas qdo meu bebê chegar rsrsrsr... Pois é estou grávida de 11 semanas e mt feliz!!!. Gosto do seu posts e videos.
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabénsssss pela gravidez! Deus já está te abençoando e que este bebê seja maravilhosamente formado!

      Excluir
  2. Minha flor tava pesquisando sobre enxoval e vi nos seus posts sites no Brasil pra comprar roupinhas Carter's. Vc citou 2 sites o bebestore.com.br (+caro) e pepetuxo.com.br (+ barato). Vc comprou nos dois sites? O pepetuxo é confiável, pq a diferença é gde no preço...
    Aguardo resposta.
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei nos dois. O Pepetuxo foi ótimo! Colocaram minha compra no correio menos de 24 horas após minha compra. Super amei e comprarei mais vezes, assim que tiver de renovar o guarda roupa do Gabriel.

      Excluir
  3. Priscila Nascimento Greco01/09/2014 14:19

    Oi Kath! Desculpe-me pela intimidade, mas minha admiração por vc me faz parecer que nos conhecemos há anos....Acompanho vc há algum tempo, e desde que casei, em 2011, vinha praticando suas receitas e todas deram super certo, são praticamente meu "carro chefe" na cozinha gourmet! Acompanhei vc tbm qdo mudou um pouco o foco do blog, inserindo posts sobre seu estilo e vida, etc....até que vc se despediu para focar outros projetos que eram prioridades pra vc na época....então me afastei....consequência deste afastamento tbm foi minha dedicação à minha profissão (advogada) e outros projetos em que ainda estou trabalhando. Mas ainda continuava a praticar suas super receitas (e práticas, o melhor!!!). Atualmente, em meio à projetos profissionais, estou me preparando emocionalmente para o projeto "bebê"...na verdade, me preparando para tentar engravidar a partir do final deste ano, e me cuidando para isso....Não sei se estou pronta, mas cheguei à conclusão que nunca estaria!!!! Aff!!!!! Sempre tenho um projeto pra minha vida pessoal ou profissional e sempre arrumo uma desculpa para adiar o sonho de ser mãe....mas acredito que agora, tanto eu quanto meu marido estamos firmes em priorizar essa questão.....Então, em meio a visitas a alguns blogs, resolvi entrar no seu, acreditando que estaria até inativo, e para minha surpresa.......vc já estava até com seu baby nos braços! E nem acompanhei essa fase sua!!! AFFFFF!!!!! Enfim, amei saber da novidade e agora volto com tudo como sua fã nº 1 (sorry everybody!!!). Sempre tive vc como um incentivo, ainda mais agora nesta fase "mãe" que está vivendo....O que mais me aproxima do seu blog é a interatividade e o senso de realidade pessoal, profissional e financeira, onde mais me identifico..além de ser mineira, tbm (Divinópolis)....portanto, me sinto feliz em poder voltar a acompanhar seus projetos, espero poder conhecê-la pessoalmente qq dia desses em BH.... Gde bjo e mtas felicidades nessa nova fase....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais encantador! Obrigada por tudo, Priscila! Feliz de te ter como fã nº 1!!! Realmente, se formos esperar a hora certa, não será nunca! Eu mesma, pensava que queria ter esperado mais! Maaaasssss, a boa notícia é que, ao resolver ter um filho e engravidar, a felicidade é tão grande que tudo o mais vira nada! Espero também que futuramente possamos nos encontrar!!! Enorrrrrme beijo e fique com Deus!

      Excluir