16 de fevereiro de 2014

Minha gravidez: cuidados básicos


Olá, queridos! No ano passado, eu decidi parar com o blog. Não digo que estou voltando, pois, realmente não é o caso. Mas, estou grávida e está sendo uma das experiências mais incríveis da minha vida. Aproveitando esse momento especial, quero fazer alguns posts sobre o enxoval, a decoração do quarto e esse aqui, sobre os cuidados que estou tendo na minha gravidez. Espero ajudar algumas futuras mamães!!! Então, vamos lá, deixa em contar tuuuuuudo que já rolou até agora!

  A Concepção

Nós estávamos com 3 anos de casados, vida mais estabilizada e decidimos que era "a hora do bebê". Eu tinha as coisas bem claras na minha mente: ia tentar somente por 1 ano, não iria fazer nenhum tipo de tratamento caso não engravidasse no prazo estipulado e, passado o ano de tentativas, iríamos entrar na fila da adoção. Não iria ficar sofrendo por uma gravidez, nem gastando uma fortuna em busca disso, como já vi várias pessoas fazendo. Ao contrário, entreguei o assunto nas mãos de Deus e deixei que fosse feita a vontade dele, nada mais que isso.

E assim, em março de 2013, parei de tomar o anticoncepcional. Três médicos me disseram que, como eu já tomava o medicamento há mais de 15 anos, seriam necessários 6 meses para o meu organismo limpar. Durante esse tempo, eu fui buscar solução para as infecções urinárias recorrentes que eu estava tendo, fui também me reabilitar de um problema sério que tive com hérnia de disco, fiz um check up médico e fui a um endocrinologista para ver se eu tinha algo na tireóide. O Jean também consultou-se com um urologista para ver se estava tudo certinho com ele e fez um espermograma. Ah, o urologista orientou o Jean a parar de tomar o medicamento Finasterida (que evita queda de cabelo), pois essa medicação pode causar má formação no feto.

Em setembro, completou-se o prazo de 6 meses e nós estávamos de férias e bem relaxados; então iniciamos os treinos de verdade, seguindo o método que aprendi para engravidar. O quê? Existe um método para engravidar? Sim, existe um método natural, que vou ensinar a vocês: durante o período fértil, o casal dever ter relações dia sim, dia não. Precisa ser dia sim, dia não, para que o homem tenha maior concentração de esperma (tanto na quantidade, quanto na qualidade). Já vi diversos relatos de pessoas que engravidaram no segundo mês com esse método e conosco funcionou, pois no início de outubro eu já estava grávida!!! Ah, o urologista confirmou para o Jean que o mais recomendado era um dia sim e um dia não!

Dizem que deve-se ficar 30 minutos deitada, colocar as pernas para cima ou um travesseiro embaixo do quadril. Bem, eu não fiz naaaaada disso! Ao contrário, me levantava para urinar e higienizar, que aliás foi a solução para as infecções urinárias que eu estava tendo. O segredo mesmo foram os dias certos e alternados. E nada de ansiedade, só muito amor e naturalidade!

Abaixo segue um exemplo da tabela de concepção, é só anotar o primeiro dia da sua menstruação e ir seguindo. No meu caso, não anotei nada (até para não ficar ansiosa) e fui no instinto: assim que a menstruação acabou, coloquei o Jean para "trabalhar", rssssss, e seguimos até um pouco mais do que seria o final do período fértil. Tiro e queda!
 

 Confirmando a Gravidez
 
À princípio eu tive uma negação; minha menstruação passou da hora de chegar e fiz o primeiro teste só porque tinha em casa (eu ganhei vários testes de ovulação, que eu não estava usando, mas que também servem como teste de gravidez) e deu na hora dois tracinhos. Minha irmã afirmou categoricamente que eu estava grávida, mas eu não acreditei e demorei alguns dias para fazer um novo teste.


Quando fiz o segundo teste e esse deu imediatamente dois tracinhos (nada de ter de esperar 5 minutos, foi na hora!), comecei a chorar. Chorei de arrependimento por não ter tomado ácido fólico (eu estava tentando engravidar, mas não estava acreditando de verdade que ia acontecer rapidamente) e devo ter chorado de susto também. Mas, logo a alegria tomou conta, ligamos para os nossos pais, na mesma manhã fui ao laboratório e fiz um exame de sangue, que ficou pronto no mesmo dia e, a partir de então, só alegria!!!



 A escolha do médico certo para o seu pré-natal

Ao decidir engravidar, visitei dois obstetras. O primeiro eu odiei e não voltei mais. Com segundo, fiz duas consultas e os exames que ele pediu, mas ainda o achei fraco, não era a pessoa especial que eu procurava. No mesmo dia em que confirmamos a gravidez, eu pesquisei nomes para encontrar a melhor médica ou médico possível, que fosse uma pessoa atenciosa, reconhecidamente competente e que não fosse estrelinha, do tipo inacessível aos seus clientes. Escolhi a Drª Cláudia Laranjeira, da equipe do hospital Mater Dei. Basta dar um google no nome dela para ver sua excelente reputação. Não poderíamos estar mais satisfeitos. Já na primeira consulta (que durou quase uma hora) pudemos verificar que a escolha foi perfeita! Ela atende alguns planos de saúde, mas não o meu, mas realmente decidimos fazer um investimento na minha saúde e na do bebê e pagar as consultas particulares.

Já no primeiro dia eu recebi o meu cartão do pré-natal, onde são anotadas todas as informações relevantes sobre o desenvolvimento da gravidez. É extremamente importante escolher um bom médico, pois é ele quem vai dar todas as orientações sobre exames a serem feitos, os ultrassons importantes e as vitaminas e vacinas a serem tomadas.


Os Primeiros Sintomas

Minha gravidez está sendo ótima. Não tive nenhum enjoo, mas tive diversos outros sintomas muito típicos. O pior deles foi um sono, uma falta de energia e um cansaço generalizado surpreendente no segundo e terceiro mês. Digo que o sofá da sala virou meu melhor amigo. Eu, que sempre fui uma pessoa cheia de energia, que gosta de fazer duas coisas ao mesmo tempo, não tinha ânimo para nada.

E tive também uma fome absurda, a cada 2, 3 horas. Na 11ª semana, bem no final do trimestre, o cansaço e o sono foram passando e voltei a ser quem eu era, yessss! Mas, tive vários os sintomas. Alguns dos que já tive até agora:

Dorzinhas e pontadas - Ocorre até hoje, mas foi mais recorrente no 2º e 3º mês. Quando eu falo com o Jean que estou com pontadas ou "colicazinhas", ele fala para me acalmar: "é o nosso bebê crescendo". Na verdade, essas dores são decorrentes do crescimento do útero e dos ligamentos. São normais. O que não é normal é dor muito forte e persistente. Se for seguida de sangramento, então, é melhor ir para um hospital fazer um ultrassom.

Azia - Dizem que é um sintoma mais do final da gravidez, quando o estômago fica mais comprimido. Comigo aconteceu uma vez até agora, depois de comer uma pizza de calabreza. Queimou tudo na região do peito até estômago. Pizza de calabresa está proibida aqui em casa desde então, rsss.

Nariz entupido - Minha sogra teve o nariz entupido em toda a gravidez do Jean. Em mim, apareceu somente por uma semana. Eu usei soro fisiológico, borrifava o mesmo dentro das narinas. Não resolve, mas dá um alívio momentâneo...

Caspa - Chato isso. A caspa chegou já no início da gravidez, diminuiu um pouco após o primeiro trimestre, mas persiste. O problema é que shampoos anticaspa são proibidos, pois são medicamentos com substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê. Quando a ocorrência estava maior, o que eu fiz foi passar limão no couro cabeludo imediatamente antes de lavar o cabelo. Resolvia por alguns dias. Se ressecou o meu cabelo ou não, foi um risco que optei correr, porque cabelo com caspa é muito feio!!!

Dor nos seios - De repente, você sente um dos bicos dos seus seios doer muito. Uma dor chata mesmo, que dura um ou dois dias, depois passa. Ela pode ficar semanas sem aparecer até incomodar novamente. Não se preocupe, faz parte do pacote gravidez... Tudo normal! Aliás, os seios ficam enormes rapidamente também!

Desejos - Graças a Deus, tem sido bem raro eu ter um desejo. Acredito que tenha mais vontades, nada do tipo assim "preciso comer desesperadamente isso!". Que me recordo, foram até agora dois desejos, que se repetiram mais de uma vez; curiosamente de duas coisas que não costumo comer muito: coxinha e arroz doce. Vai entender!!!

Prisão de ventre - Fato, intestino de grávida prende mesmo! Comer ameixa ajuda, mas o que a médica me indicou foi o Fiber Mais, para tomar um envelopinho de 12 em 12 horas, quando estiver com o intestino sem funcionar há mais de um dia. Resolve!


 Câimbras - Outro sintoma típico da gravidez, costumo senti-las na cama, mais quando acordo. Li que ficar de pé ajuda e para mim é imediato: senti a cãimbra, fico de pé e passa imediatamente!

Mil xixis por dia - Eu sinceramente achava que fazer muito xixi era coisa somente de final de gravidez, mas nada! Desde o início, a frequência com que preciso urinar aumentou muito, à noite então... Se eu tomar muito líquido, chego a levantar 4 vezes por noite! Durante o dia também, se vou a um compromisso, na chegada e na saída preciso ir ao banheiro! Rsss, confesso que chega a ser cômico!

Ou seja, enjoo é somente um dos sintomas, não é pessoal???

 Ganho de peso durante a Gravidez


Um dos sites mais bacanas de gravidez e que é a minha fonte de referência sempre é o BabyCenter. Ele explica que o ganho de peso ideal deve ser de acordo com o IMC da mulher antes da gravidez. Como você calcula isso:
1. Primeiramente, é preciso multiplicar a sua altura em metros por ela mesma. Por exemplo, eu tenho 1,65 m, então: 1,65 x 1,65 =  2,72

2. O próximo passo é dividir o seu peso em quilos por esse número. No meu caso, eu estava com 56,4 kg antes de engravidar, então o meu IMC foi 56,4 dividido por 2,72 = 20,73.
Olhando na tabela do IMC, vejo que estava dentro do ideal:
  • IMC de menos de 18,5 - Abaixo do peso
  • IMC de 18,5 a 25 - Ideal
  • IMC de 25 a 30 - Acima do peso (sobrepeso)
  • IMC de 30 a 40 - Obesidade
  • IMC acima de 40 - Obesidade severa
De acordo com o IMC que a grávida tinha antes de engravidar, é só olhar na tabelinha qual é o peso ideal que deve-se ganhar durante toda a gravidez. No meu caso:
  • IMC inicial de menos de 18,5 -- ganho de peso ideal: 13 kg a 18 kg.
  • IMC inicial de 18,5 a 25 -- ganho de peso ideal: 11 kg a 16 kg.
  • IMC inicial de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11 kg.
  • IMC inicial acima de 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.
Bem, eu gostaria de ficar entre 11 e 13 kg no máximo. Até agora, minha evolução de peso foi:
Peso inicial: 56,4 Kg
Peso com 9 semanas: 59, 3 kg (3 kg ganho no primeiro trimestre, o que é muito, mas eu justifico porque primeiramente eu não enjoei nenhuma vez, ao contrário, tinha apetite; e também porque eu fiquei muito ociosa, só comia e dormia, rssssssss).
Peso com 12 semanas: R$ 60 kg
Peso com 17 semanas: R$ 61,2 kg

Então, com pouco mais de 4 meses de gravidez, engordei 4,8 kg. Minha médica falou que está ok, mas eu já comecei a maneirar no doce (que amooooo) para não engordar muitos nos próximos meses e ficar dentro do peso ideal.


Alimentação na Gravidez

Quem vê meu intagram sabe que eu tenho sido uma grávida que come coisas saudáveis, mas não se priva de gordices. Tenho me contido cada vez mais nos doces, cortei a pizza e não como de jeito nenhum comida japonesa (não confio nem no melhor restaurante, morro de saudades, mas vou esperar). Mas, apesar de estar maneirando um pouco, eu não deixo de comer coisas que tenho vontade. As saladas têm feito mais parte da minha vida, principalmente as folhas verde-escuras, que são ricas em ácido fólico.


Pães integrais, muitas fibras e grãos

Quase todas as coisas que estou consumindo na gravidez nós já consumíamos antes, principalmente os pães integrais. Tenho amado esse pão de sal integral feito com milho, fabricado pela padaria do Carrefour. Completamente delicioso. Cortei biscoitos doces, e fico mais nas torradas, que não dispenso com geléias (amo muito!).


Muito cálcio

Mulheres grávidas precisam consumir 1000 mg de cálcio por dia principalmente para fortalecer os ossos e os dentes do bebê. Mas, 1000 mg/dia é muita coisa! Por isso, são vários alimentos com cálcio que tenho consumido por dia e nem sempre consigo bater a meta. Na lista abaixo, temos as quantidades de cálcio por porção em alguns alimentos:

  • 1 potinho de iogurte natural (220 gramas): 275 mg
  • 1 xícara de ricota: 509 mg
  • 1 xícara de sorvete de chocolate: 144 mg
  • 1 xícara de leite semi desnatado: 293 mg
  • 2 fatias de queijo tipo mussarela: 143 mg
  • 2 fatias de queijo tipo provolone: 214 mg
  • 1 fatia de queijo minas: 137 mg

Existem outros alimentos que possuem cálcio, mas eu tenho realmente consumido mais laticínios.


No quesito queijos, não é qualquer queijo que a grávida pode consumir, pois alguns não são pasteurizados. Portanto, corte da sua vida temporariamente aqueles queijos da roça, de fabricação caseira e até mesmo os queijos de supermercado que não indicam informações nutricionais no rótulo.

Eu adotei o queijo frescal ultrafiltrado da Danubio, que é delicioso e levíssimo. Também consumo diariamente um ou dois polenguinhos.


Sobre iogurtes, assim que fiquei grávida lembro que comprei 10 iogurtes naturais. Enjoei antes deles acabarem, rsss. O iogurte natural é o mais rico em cálcio; outros como o grego ou esses de frutas têm bem menos, mas ainda são válidos. Recentemente, comecei a comprar os iogurtes da Itambé de Mel e Cenoura, laranja e mel, que possuem quase 200 mg de cálcio.



Hidratação constante

Grávida precisa tomar muito líquido para auxiliar na circulação sanguínea do útero e da placenta. Para quem tem enjoo, tomar suco de limão ajuda. Eu sou do tipo que esquece de tomar água, mas estou me policiando fortemente. Já no início da gravidez comecei a tomar água de coco para complementar a hidratação e tomo de 1 a 2 copos por dia. É necessário evitar o café (diminui a absorção do cálcio) e refrigerantes durante a gravidez. E não são permitidos bebidas alcóolicas e o chá-preto.


Muitas frutas, legumes e verduras

Frutas são sempre importantes, ainda mais na gravidez. Eu gosto mais das frutas mais baratas, tipo mamão, banana, laranja e goiaba. Tenhoconsumido limão diariamente também, principalmente com a vitamina de ferro. Como já disse acima, também tenho consumido muita salada e folhas verde-escuras. E legumes cozidos ou em sopas e cremes (mesmo no calor, pois é bom para eu não engordar e ótimo para o bebê).



Carnes, sempre bem passadas

Nós, grávidas, precisamos comer carnes magras e muito bem passadas, para evitar riscos de contaminação com a bactéria salmonela e do parasita da toxoplasmose. Ideal é investir em frango, peixe e carnes magras como o patinho, que tem muito ferro, para combater a anemia.


Vitaminas

No dia em que descobri a gravidez, comecei a tomar o ácido fólico. Deveria ter começado a tomar 3 meses antes de engravidar, mas paciência... Tomei até os 4 meses. É essencial tomar ácido fólico, pois evita má-formação no bebê,viu meninas?!!! 

Na segunda consulta, a médica me passou as vitaminas: Ômega 3, Ferro e Vitamina D. Tomo diariamente, sendo que o ferro deve ser tomado com um copo de suco cítrico e, na maioria das vezes, tomo com suco de limão.


Cosméticos permitidos 
e proibidos para grávidas

Preciso confessar que a gravidez inibiu um pouco da minha vaidade e que isso ficou em segundo plano. Tenho usado o mínimo necessário de make (faço uma pele básica com bb cream + blush + batom e às vezes rímel), não ando ligando muito para fazer as unhas e só recentemente passei a cuidar do cabelo, que está bem ressecado, coitado! Na verdade, tenho medo de ficar usando qualquer coisa. Tenho tido cuidado mesmo é no rosto, com filtro solar para evitar manchas e no corpo com cremes anti-estrias. 

Logo no comecinho, fui à dermatologista, que me indicou alguns produtos da Avène:



O filtro solar Anthelios XL também é muito bom e é o que estou usando. Para evitar as comuns espinhas na gravidez, ela me receitou passar Azelan, todas as noites. Para limpeza, continuo usando Effaclar, da La Roche-Posay, que não está na foto.


Para o corpo, é necessário passar diariamente um creme para evitar estrias. Passo uma vez por dia somente e alterno entre Luciara (que acho que é o melhor), Mamãe e Bebê da Natura e Bio Oil, que uso também para estrias já existentes (uso tanto que na foto dá para ver que está quase vazio, rs).


Minha pele do corpo é muuuito ressecada. Uso o Cetaphil, que não tem contra-indicações para grávidas. Não é barato, mas está entre os melhores e realmente dá conta da minha pele super seca!

E uma listinha dos cosméticos que grávida não pode usar:

  • Acetona com concentração de mais de 50%;
  • Tênis pé-baruel (vem escrito na embalagem, inclusive);
  • Cremes faciais com ácido e diversos cosméticos anti-idade e clareadores;
  • Shampoo anti-caspa;
  • Produtos usados na escova progressiva; alisantes e relaxantes;
  • Tinturas com chumbo;
  • Cremes com uréia acima de 3%.

E sobre pintar cabelo?

Coisa difícil ficar sem pintar cabelo, hein? Eu tenho alguns cabelos brancos (minha sogra fala que eu não tenho nada e eu falo que tenho um monte) e faço luzes. Minha GO permitiu que eu fizesse luzes com touca, para não encostar na raiz, após as 14 semanas. Confio nela e li na internet outros médicos falando o mesmo. Fui sem medo, só cobri o nariz com a toalha, porque tintura sempre tem um cheiro e não é bom aspirar diretamente. Digo que melhorou muito minha auto estima após retocar as luzes!

Grávida x Exercícios físicos

Quando eu descobri a gravidez, continuei a fazer pilates, que eu já praticava, principalmente devido a eu ter hérnia de disco. Porém, com a ocorrência das cólicas típicas do primeiro trimestre, eu fiquei com medo e decidi parar até completar 3 meses. Depois voltei e tem sido super tranquilo, a fisioterapeuta me dá exercícios bastante leves e sinto um bem estar incrível. Caminhadas de até meia hora também são interessantes, mas ainda não tomei fôlego para fazê-las. Pretendo sim, fazer caminhadas, até porque não quero engordar muito e quero ser ativa na gravidez para ter uma recuperação pós parto bem rápida!


As alegrias do Ultrassom

Fazer ultrassom é uma das coisas mais gostosas da gravidez. Eu digo que, se pudesse, queria fazer de 15 em 15 dias. No geral, o ideal é fazer 4 ultrassons: o primeiro por volta da 7, 8ª semana de gravidez, o segundo entre a 11ª e 14ª semana, o terceiro entre a 18ª e 24ª semana e, por fim, um ultrassom na 34ª semana. Vou contar um pouco sobre os ultrassons que já fiz e a importância de cada um.

Ultrassom de 1º trimestre (entre 7 e 8 semanas) - Eu fiz meu primeiro ultrassom com 8 semanas e depois descobri que foi o ideal, porque, na 6ª semana, por exemplo, ainda não se ouve o coração e li relatos de mãezinhas que fizeram nessa época e depois ficaram desesperadas, achando que o bebê não estava vivo. Foi o ultra mais emocionante até agora, pois eu achei que ia ver uma massa com batimentos e só. Para minha surpresa, meu bebê tinha já o início dos bracinhos e perninhas, cabeça e tronco bem definidos e mexeu bastante, durante todo o exame. Chorei demais pois, realmente, não esperava isso tudo! Foi um dia lindo!

Esse ultrassom não é obrigatório, mas é importante para determinar a idade gestacional, verificar se é apenas um bebê e se a gravidez está ocorrendo dentro do útero ou nas trompas.

No início da gravidez, o saco gestacional (parte preta) é bem maior em relação ao bebê e os batimentos cardíacos são super fortes, o do meu amor estavam em 181 bpm.

Os médico medem o comprimento do bebê da cabeça ao bumbum. Meu bebê tinha 1,89 cm com 8 semanas.

Foi suuuuuuuper emocionante ver que o bebê já tinha um formato definido com cabecinha e tronco e os bracinhos e perninhas começando a se formar. Ele mexeu muito braços e pernas e eu chorei demais, muita emoção! Meus pais foram no lugar do Jean (falei para ele não ir porque achei que não teria muito que ver, que seria bobo... big engano). Como o papai não foi, a médica escreveu um recadinho para ele, em verde (muito fofo!!!).

Ultrassom com 10 semanas - Em uma das minhas viagens de trabalho para São Paulo, aconteceu o que poderia ser um início de sangramento, uma borrinha marrom na calcinha, sem cólica. Fiquei apreensiva e voltando para Belo Horizonte, fui com o Jean ao hospital e fizemos um ultrassom. Graças a Deus, nada de errado, nada de descolamento de placenta ou qualquer outra coisa, o bebê estava lá, lindão, mexendo muito! Nos dias seguintes, fiquei mais quieta, mais deitada, tive mais algumas pequenas marquinhas marrons, mas passou e tudo ficou bem! Poderíamos ter esperado um pouco mais e não termos feito o ultra, mas não me arrependo de ter corrido para o hospital. Havendo qualquer ocorrência, principalmente se acompanhada de dor persistente, não hesite em procurar acompanhamento médico, eu recomendo!

Duas semanas depois do primeiro ultra, meu bebê estava ainda mais formado, com 3,47 cm.



Ultrassom TN Translucência nucal (entre 11 e 14 semanas) Ultrassom Muito Importante! - Foi o ultra mais tenso que eu fiz. O TN vai medir a nuca do bebê e verificar a existência do osso nasal. Se a medida da TN for maior do que 2,5 existe o risco do bebê ter alguma síndrome, como a de Down ou outra cromossomopatia. Além disso, a médica verificou a existência de alguns órgãos, como a bexiga, se o cérebro tinha seus dois hemisférios (descartando a anencefalia), verificou a existência da coluna vertebral. Em suma, um exame extremamente importante. Fiz o meu com 12 semanas e a minha TN deu 2,0. 

Caso a TN seja maior que 2,5, o médico recomenda que seja feito um exame mais invasivo, a aminiocentese, no qual é inserida uma agulha na barriga para colher um líquido. Sinceramente, não sei se vale a pena fazer. Existe 1% de risco de aborto, o resultado demora a sair, gerando desespero em toda família e, se tiver que vir uma criança especial, o exame não vai alterar o quadro. É algo a se pensar, se vale realmente passar por tudo isso...

Importante entender que a medida obtida na TN não é um diagnóstico de síndrome, não é conclusiva, é somente um alerta. Sei de histórias de mulheres que tiveram TN normal e bebê com síndrome; outras com TN alterada e bebê normal. Precisamos entregar o assunto a Deus, isso é um fato!

No geral também, quando a TN dá aumentada, dá um valor bem alto, tipo 5 ou 7 e até 9. Vi isso nos relatos de fóruns no babycenter e e-familynet. Li casos de várias mulheres com TN = 3 ou 4 e até mais, que fizeram a aminiocentese e deu normal.

Nesse ultra, o médico checa várias coisas importantes, como a existência do cérebro, a posição da placenta e a existência de alguns órgãos, como a bexiga.

 Presença do osso nasal, muito importante!

Perninhas totalmente formadas, fofura master!!!

O médico mede a nuca do bebê para ver a TN, no nosso caso deu 2,0 que é dentro do limite. Graças a Deus! 


Ultrassom para saber o sexo - Fiz o meu com 16 semanas e foi o mais gostoso até agora, porque foi um ultra só de curtição! Levei minha barra de chocolate para comer meia hora antes do ultra, o que todos dizem que ajuda, pois o bebê recebe uma carga de açúcar e se agita, abrindo as perninhas. Nosso bebê estava agitado como sempre e já no início do exame o médico confirmou que era o meninão que eu sonhava! Esse médico é o mesmo que irá fazer nosso ultra morfológico e ele, já no ultra de 16 semanas, fez várias das checagens que costuma fazer no morfológico: verificou que o coração tem 4 cavidades, verificou rins, coluna, entre vários itens. Ficamos ainda mais aliviados e felizes por ele constatar que estava tudo certinho! Deus mantenha essa perfeição e nos abençoe!!!!!!!!


Nesse exame, o médico não viu somente o sexo, mas a presença de vários órgãos. É muito reconfortante ver que tudo está indo super bem, obrigada Deus, mil vezes!!!

A face do bebê vista de frente à esquerda, como disse o médico, parece uma caveirinha. É normal isso, viu, mamães?!

As perninhas vistas de lado, à direita e a coluna vertebral formadinha à esquerda. Além de claro, o pintinho, mostrando que Deus me deu o menino que eu sempre sonhei, Gabriel!!!

Ultrassom Morfológico (entre 18 e 24 semanas) Ultrassom Muito Importante! - Esse será nosso próximo ultra e o faremos com 21 semanas. Na verdade, faremos dois ultras neste dia: o primeiro vaginal, para verificar o colo do útero e a possibilidade de parto prematuro; e o segundo abdominal, para verificar todas as estruturas do bebê, internas e externas, e avaliar sua normalidade.

Ultrassom de terceiro trimestre (por volta da 34ª semana) - Esse ultra irá verificar o crescimento do bebê, a condição da placenta e a quantidade de líquido amniótico. Dizem que é um ultrassom tranquilizador para as mamães.


E aqui estou, com 19, quase 20 semanas de gravidez. A partir da 18ª semana, o que eram tremidinhas se tornaram chutes de verdade e o Gabriel vem chutando diversas vezes por dia; alguns chutes são tão fortes que eu me assusto e pulo na cadeira! É mágico, uma sensação maravilhosa. Peço a Deus sempre e tenho fé que meu bebê nascerá com muita saúde e perfeição. Seja feita a incrível obra de Deus em nossas vidas!!!


Então, queridos, mega post bem detalhado, como eu sempre gostei de fazer, não é? Sei que poucas vão dar conta de ler tudo de uma vez mas, para as mães novatas, são informações muito importantes. Pois é, foi muito bom contar tudo isso aqui, além de ser um diário importante para mim e para o Jean, acho que vai ajudar várias futuras mamães que, como eu, buscam a cada dia informações sobre os assuntos relativos à gravidez.

Assim que as roupinhas do Gabriel chegarem, vou mostrar tudo para vocês. Estou comprando tudo da marca americana Carter´s, uma das marcas mais amadas pelas mamães. Comprei uma parte aqui no Brasil e a outra parte encomendei de uma pessoa que trabalha especificamente com produtos dos EUA para bebês. Vou dar todas as dicas e contatos!!!

E também, assim que o quartinho do Gabriel ficar pronto, vou mostrar tudo, tudo, tudo e passar o contato de cada fornecedor!
 
 Sei que toda mãe adora ver essas coisas, assim como eu estou adorando o mundo da maternidade, decoração, enxoval, fóruns de mães e afins! É muito gostoso!!!

No mais, desejo a todos que fiquem com Deus e que peçam por mim e pelo Gabriel ao Nosso Pai, para que a gravidez e desenvolvimento do bebezão sigam com perfeição e muitas bênçãos de Deus!

Big beijo,

Kate

89 comentários:

  1. Kate... Quanta felicidade. Essa semana vim aqui no blog pra conferir uma receitinha, e senti uma vontade imensa de rezar por você. Meu coração pediu isso. Enquanto rezava me emocionei muito. Não sabia de sua gravidez. Foi uma big surpresa. Deus abençoe você, Jean e Gabriel. Que venha com saúde, que seja feliz e se desenvolva com perfeição. Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, felicidade tenho eu por saber que o espírito santo te iluminou mostrando em seu coração a necessidade de rezar por mim. Minha gravidez vem sendo maravilhosa, mas é óbvio que tenho os medos normais de qualquer mãe, são coisas que dão e que passam, mas qualquer mãe teme por seu filho. Obrigada pelos desejos e tomo posse de todos! Um beijo enorme!!!

      Excluir
  2. AMEIIIIIIIII li tudo kkk ...
    sou assim como voce adoooro ler sobre a gravidez e tudo mais ...
    parabeens é muito gostoso ler relatos tão positivos e esclarecedores como o seu ...
    beijos e fiquem com deus ... Voce o Gabriel e seu esposo Jean ...
    Beiijos Meus(Priscila) e da minha princesinha Alice♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, que máximo, deu conta de ler tudo! Muito obrigada pela mensagem tão carinhosa e um beijo enorme com desejos de que você e a princesa Alice estejam super bem!

      Excluir
  3. Oi Kate, tudo bem?
    Quanto tempo não passava por aqui e logo hoje que resolvi vir aqui me deparo com este post fantástico e com esta notícia maravilhosa, principalmente por "conhecê-la" virtualmente desde a época do casamento. Aqui em casa a conversa também é esta, ainda não estou grávida, mas as tentativas reais (rsrs) vão começar agora e, desde já colocamos nas mãos de Deus para que ele possa fazer, em primeiro lugar, a vontade Dele em nossas vidas. Também tive que "ajeitar" a casa, e por isso decidi perder alguns kilos extras e cuidar da minha saúde, que não estava legal em alguns aspectos. Agora, as coisas já estão mais tranquilas e já podemos começar. No mais, é isso, fiquei muito feliz com a notícia e peço a Deus que abençoe muito o Gabriel, você e o Jean. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Sheila, quanto tempo! Que bom saber que você passou também por tantas coisas boas e superou outras! Pois, é, usa então o método que eu fiz para engravidar que em uma piscada vocês estarão esperando um bebê lindo e abençoado! Desejo isso agora para você com todas as forças da minha fé! Beijos!!!!!!!

      Excluir
  4. Parabéns, que notícia maravilhosa. Desejo a vocês muita saúde e felicidade.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, loura! Saudades!!! Muito obrigada pelos desejos, tomo posse dos mesmos e desejo a você e seu esposo tudo em triplo! Big beijo!!!

      Excluir
  5. Que lindo post... saudades do seu blog!!! Que Papai do Céu continue te abençoando e que seu anjo Grabriel traga toda luz e felicidade que lhe cabem!
    Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Heloisa, milhões de obrigadas pelas palavras lindas, adorei! Fique com Deus, beijo enorme!

      Excluir
  6. Uuhhuulll.. Que bom que você voltou a postar, Kate.. #suafã

    Não para não.. hoje sou Blogueira graças ao seu Blog... aammuuulllll. Tô começando agora e se chama "Dicas de recém-casados".. dá um pulinho lá depois (http://dicasderecem-casados.blogspot.com.br/) beiijjjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Vou lá conhecer!!!!!! Amei que te inspirei a começar!

      Excluir
  7. P.S.: agora é criar mais uma aba no blog né, gata?! "Mamãe & bebê" :D aaiinn.. já tô até curtindo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, boa idéia, vou fazer em breve!

      Excluir
  8. FElicidades ao casal, e muitas bençãos e saúde para a mamãe e o lindo Gabriel. Adorei a postagem, eu e meu marido estamos planejando uma gravidez para este ano, afinal o tempo vai passando e sentimos a necessidade de aumentar a família. Amei as dicas, e já vou anotando tudo! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos bons desejos!!!
      Espero que os planos de vcs saiam perfeitos e desejo muuuuuitas felicidades a vcs!!!

      Excluir
  9. Kate querida que coisa mais linda...amei sua explicação..eita que mãe maravilhosa tu serás..que Deus cubra seu baby e vc de saúde e que Nossa Senhora do Bom Parto lhe dê uma excelente hora..beijus e nos conte tudo hein...beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Lauisa, amém! Sempre que eu tiver uma novidade, vou contar sim. Doida para o quarto ficar pronto, acho que até abril estará tudo no jeito!!!

      Excluir
  10. Você está linda e radiante de felicidade, adorei muito esse post.. mesmo não tendo o sonho de ser mãe adoro saber sobre o assunto..
    Desejo muita saúde para você e para o Gabriel que com certeza sera um principe..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Cami. Mas, acho que sua maternidade ainda pode aflorar, em mim demorou muito. Ainda mais você, que tem tanto amos por seus bebês caninos!!!

      Excluir
  11. Que bom que você voltou
    já gostou do blog
    adorava antes
    e agora também estou grávida
    estou de 26 semanas
    e também estou relatando tudo no meu blog
    ;)
    eu amoo as ultra também
    o bom que eu faço uma por mes
    cada consulta com o meu medico a gente faz uma ;)
    bjãoo para vc e pro seu menininho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, que médico bom! Ultra no consultório é o céu!!! Desejo tudo de ótimo para vcs e vou visitar o blog!

      Excluir
  12. Kate, parabéns pela gravidez, li o post inteirinho, rss, ainda não penso em engravidar, acho q daqui uns 3 anos, tenho 29 anos, mas tb tenho receio de ir deixando pra mais tarde e depois não conseguir, mas com certeza quando começar a tentar vou usar esse método. Que Deus continue te abençoando.besos
    Fran

    ResponderExcluir
  13. Tudo tem o seu momento certo, Fran. Eu esperei o máximo possível, até ter vontade e condições de receber bem um filho. Não me arrependo! O tempo certo chegará para você. Bjossss

    ResponderExcluir
  14. Lindo post, Kate! Li tudo também, do início ao fim!
    E como sempre vc super detalhista, caprichosa e dedicada!
    Parabéns por esperar o Gabriel de uma maneira mais que especial!
    Fico mega feliz por ter sido uma das primeiras pessoas a saber da sua gravidez! Lembro que estava embarcando para o Canadá, e viajei me sentindo uma tia! Rssss...
    Bem, Deus continue te abençoando!
    Continue passando todas as dicas, que vou guardar todas!!!!
    Beijos.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fabi, por ser super detalhista é que ficou difícil fazer o blog. Demorei 3 semanas para fazer esta postagem, porque agora ando mais cansada devido ao meu estado e viajando muito. Mas, ainda vou fazer outros posts especiais, no devido tempo. Um beijo, minha linda!

      Excluir
  15. Que lindo o post... Kate, que Deus continue abençoando o que já é abençoado.
    Fiquei mega feliz em ver que você postou no blog de novo.. e está tudo lindo lindo....
    Um dia quando pensar em engravidar vou reler várias vezes as dicas e lembrar cada uma.
    Você está linda barrigudinha e desejo tudo de melhor...

    Bjos Ludmilla Eglantine
    http://anoivinhafelizdebh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida, Ludmilla! Muito obrigada pelos bons desejos e um beijo enorme!!!

      Excluir
  16. Oi Kate que bom ter você por aqui novamente fico muito feliz pela sua gravidez pois é benção de Deus para sua vida!!
    Adorei ler cada detalhe do seu post super explicado,me fez voltar ao tempo e lembrar da minha época que engravidei e cada vez que leio sobre bebes tenho vontade de ser mamãe novamente!!
    Chuva de bençãos sobre sua vida e do Jean vou continuar acompanhando sua gravidez virtualmente!!
    Mil beijos fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma bênção mesmo e fico super feliz pelos seus desejos para nossa vida. Acompanhe sim! Mais para frente farei mais posts. big beijo e fique com Deus também!

      Excluir
  17. Kate, amei o post.
    Também ando pensando em ser mamãe, mas vou esperar mais um pouquinho, os estudos e o trabalho estão tomando muito o meu tempo.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Alê, espere o momento certo. Eu só fui ser mamãe quando chegou a hora em que vimos que seria perfeito, que teríamos condições de ter um filho com o que ele merece de estrutura. Estude e desenvolva-se bastante antes de dar esse grande passo! Beijossssss

      Excluir
  18. Que bom que vc voltou!!!! Muitas felicidades nessa nova etapa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, querida! Muito obrigada, realmente, é uma etapa cheia de lindas novidades!

      Excluir
  19. Parabéns,que Deus te abençoe e dê mta sáude pra vc e pro Gabriel.

    Obrigado por retornar e compartilhar este momento especial conosco..

    Fica com Deus,um beijo

    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Jéssica, que Deus continue nos dando muita saúde! Fique com Deus também e muitos beijos!

      Excluir
  20. Que lindo post!!!! Muito amor em cada palavra, nos fazendo sentir toda emoção e felicidade que você está vivendo. Parabéns pela linda família que está crescendo, que Deus os abençoe abundantemente. O Gabriel tem muita sorte de nascer em um ambiente de tanto amor.
    Beijos!
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Maria, amor aqui não falta! Gabriel chegará em uma casa onde será muito amado pelos pais e pelo irmãozinho, Bruce. Muito obrigada pelas palavras e um beijo enorme!

      Excluir
  21. Parabens Kate,adorei o post,eu to querendo ter meu segundo filho em breve e ja sei onde dar uma olhada por dicas,sempre gotei do seu blog e de vez em quando volto aqui pra pegar a receita da sopa de legumes que meu filho tanto ama..fica com Deus e que ele continue Abençoando sua gravidez e que o Gabriel venha com muita saude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou eu para ensinar dicas para uma mamãe experiente, Pamela! Você é que precisa me ensinar!!! Obrigada pelos desejos, tomo posse dos mesmos, e fique com Deus também!

      Excluir
    2. Ah que nada so tenho 26 ainda tenho muito que aprender,acho que nos mamaes aprendemos muito com nosso filhos!!bj e Um Otimo Parto pra vc!!

      Excluir
  22. Amada Kate,

    Que bom que animou e apareceu por aqui...ah, mas o momento da sua vida merecia uma post lindo assim, né?
    Você está simplesmente radiante e linda!
    Que as mais ricas bençãos do SENHOR JESUS estejam sobre sua vida, do Gabriel e de toda sua família!!!
    Beijocas no coração,
    Nayara Banhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nayara, querida! Leio sempre seus e-mails, são maravilhosos! Obrigada pelos desejos e tomei posse já dessas bênçãos em minha vida! Beijãaaaao!!!!

      Excluir
  23. Emocionante e lindo post! Esclarecedor!
    Parabéns Kate, pelo lindo presente celestial!
    Benção maravilhosa! Que Deus continue te iluminando em sua jornada.
    Obrigada por dedicar seu precioso tempo esclarecendo e divulgando algo tão importante em nossa vida.
    Um beijo. Lori Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Lori, muito obrigada! É um presente celestial realmente! De nada, divulgarei mais aqui em breve! Beijos enormes!

      Excluir
  24. Linda Kate,fou muito gostoso olhar aqui denovo e ver esse sonho acontecendo...Sempre venho aqui mas nesse nao poderia deixar de comentar,filhos sao heranca do Senhor,sao a melhor parte do nosso amo...O que sempre me chamou atencao em vc sao meus principios,seu carater aparentes em suas postagens e publicacoes,Gabriel, mais do que exoval perfeito, tera o que ha de mais precioso: Um espelho-Vcs!! Seu post foi Otimo, segui exatamente as mesmas coisas na minha...Babycenter e eu amigas de infancia rsrsrs! Bjinhos querida e felicidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Caroline, pretendo mesmo passar bons valores para esse menino! Inclusive, li ontem no babycenter que é interessante começar a ler para o bebê nesta fase, pois ele já me ouve. Eu comprei uma biblia infantil ilustrada para ele, daquelas bem para criança mesmo, e devo começar a ler imediatamente. Tenho conversado pouco com ele, quase nada. E tirando esse tempo para leitura, vou conversar, ler e aproveito para rezar também. Porque, na correria da vida, a gente esquece de muita coisa... Vai ser bom! beijossss

      Excluir
  25. Kate lindaaa.... eu estou sem instagram, deu problema na minha senha e eu não consegui resolver ainda!!! Uma pena não estar acompanhando tdo por lá, mas q bom q vc ta mostrando tudo aqui, pra mim é óotimo, já q tbm pretendo engravidar (ano q vem)!!! Feliz demais por te ver assim, incrivelmente linda e radiante!!!! Deve ser mágica essa experiência!! bjuss e felicidades sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estou sentindo demais sua falta, cria um insta novo!!! Obrigada por tudo, beijossss!

      Excluir
  26. OI Kate, sempre amei seu blog!!!! Estou muito feliz por vc nesta nova etapa...vc está iluminada e seu post lindo demais!!!
    Beijo bem grande e toda felicidade do mundo para sua linda familia!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Muuuuuito obrigada! Me sinto um pouco mais iluminada mesmooooo, com certeza é a felicidade desta fase! Um beijo enorme!

      Excluir
  27. Oi Kate, tb estou grávida e gostaria muito de comprar as roupinhas da carters, como vc comprou aqui do Brasil? e as taxas, vale a pena mesmo assim? Beijos e obrigada, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei aqui do Brasil de uma moça que revende e vai trazer para mim (instagram dela é @bebeonline) e também na loja online bebestore.com.br (mas nesta loja só vale comprar quando tem promoção de 30% de desconto). As peças que encomendei com a moça já devem estar chegando e vou fazer um posto mostrando tudo, falando de tamanhos e quantidades, etc. Beijos e tudo de bom na sua gravidez!

      Excluir
  28. Oi,
    Estava com saudades do seu blog, resolvi entrar e descubro essa grande novidade. Sempre te acompanhei e gosto muito de você. Estou tentando ficar grávida também e e sempre bom ler dicas. Que Deus abençoe você e sua família que agora está crescendo.
    Beijos
    Silvani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvani, tudo bem? Já estou na torcida para você conseguir engravidar! Segue o método que eu segui, faz algumas consultas para ver se está indo tudo bem com vc e seu marido que vai dar certo! Um beijo!!!!!!!!!!

      Excluir
  29. Oi Kate! Que felicidade em saber que você espera um bebêzinho! Meu maior sonho é ser mãe! Sou casada há 3 três e meio e te acompanho desde o comecinho, mas a hora de gerar meu filho ainda não chegou, assim como você quero dar o melhor para ele e ainda não tenho essas condições. Mas, fiquei tão feliz por você! Sua família é de fato um lar e está completamente pronta para abrigar essa bênção de Deus. Admiro muito você e seu marido! Que Deus continue abençoando vocês! Cínthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, em breve vou postar mais coisas e entre elas falarei sobre essa questão das condições. Realmente, precisamos ter cabeça para entender o momento certo de ter um filho, pois os custos são altíssimos. Felizmente, tivemos essa visão e nosso filho poderá ter um amparo melhor, não somente de amor, mas das coisas básicas do dia a dia. Amor é o mais importante, mas quando falta o básico... Deve ser muito duro! Por isso, querida, espere o momento certo, não só financeiro, mas psicológico. Nosso momento demorou a chegar, mas, quando veio, estávamos certos e preparados para nossa escolha! Beijõessssss

      Excluir
  30. Oi Amiga ! Que bom que eu passei por aqui. Primeiro porque é muito bom ter acesso ao seu blog. Segundo porque foi o post mais perfeito do mundo ! Amei ler cada pedacinho. Quero visitar Gabriel ! Imagino como não está sua ansiedade e de Jean :) Vou te escrever um email para conversarmos melhor :) Te adoro. Beijo grande, Rê Werneck

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida que mora dentro do meu coração! Obrigada por tudo, pelo carinho, apoio, desejo que em breve, possamos nos ver! beijosssss enormes!

      Excluir
  31. Que liiiindo! Parabéns e tenha uma excelente gravidez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa! está sendo excelente mesmo! Deus no controle!

      Excluir
  32. Kate, que notícia maravilhosa. Que ótimo que voltou. Fico muito, muito feliz por vocês. Você está linda!
    Que Deus abençoe cada dia mais sua família.
    Um grande abraço mamãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayyyyyyyraaaaaaa! Saudades, penso SEMPRE em você! Como anda, como está, só não mando e-mail porque sou uma enrolada! Espero que esteja tudo bem por aí! Beijosssssssss!!!!

      Excluir
  33. Oi kate, adorei o seu relato, ainda não sou mãe mas vou anotar todas as dicas, espero em breve tb esta vivendo este milagre que e gerar uma vida!! vou orar pela sua gestação e pela sua família.
    Que Deus abencoes!!
    BjooooooooooS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carol, obrigada pelas palavras! Sim, no futuro, no momento certo, sua hora também vai chegar! Mil beijossss!

      Excluir
  34. Kate que bom que você voltou! Amo seu blog!
    E agora então....ai que delícia de fase.
    Meu sonho! Li cada detalhe que você escreveu e adorei a dica dessa tabelinha.
    Com certeza vou colocar em prática esse mês heheheh
    Que Deus continue te abençoando cada dia mais =)
    Beijãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauauauauauauauuuuuu, põe em prática, mas sem stress! No momento certo de Deus, vai ser pimba! Beijos, torcendo por aqui!

      Excluir
  35. Nem acredito que você apareceu...que bom que você está bem e grávida! Muita saúde e paz pra você, Jean e Gabriel!!!bjão kate!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Volto brevíssimo com mais posts, de receitas, inclusive! Na verdade, ando preguiçosa para cozinhar, mas estou querendo fazer umas almôndegas que meu cunhado fez e elogiou muito. E o Jean vai fazer um peixe especial na semana santa! E vem aí, posts e vídeos de gravidez, quarto, enxoval! O primeiro entra hoje ou amanhã, Jean está editando agooooora!!!!

      Excluir
  36. Oi Kate essa compra que você fez ... dura quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, pode acreditar, dura 15 dias, rsssssssssssssss. Mas, é para o meu consumo e do Jean. Algumas coisas, tipo água de coco, tomo sozinha, mas carne, iogurtes e pães é para os dois! Fazemos duas compras por mês.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Querida Kate,
    Como fiquei triste qdo vc postou que não ia mais postar mais no blog... Vc não tem ideia de como faz parte das nossas vidas... Mesmo sem te conhecer, a sensação é que nos conhecemos a teeeeempos, graças ao seu blog.
    Desejo tudo de melhor nessa vida para vc e sua família, que aumenta com mto amor. Que São Gabriel Arcanjo proteja seu bebê e que ele seja motivo de mtas alegrias para vc, o Jean e todos ao seu redor.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, obrigada, SU!!!! Que São Arcanjo Gabriel esteja conosco a todo momento! Amei ler seu comentário! Obrigada, mais uma vez!

      Excluir
  39. Kate, parabens!!! Descobri seu blog por acaso procurando receita de queijos e vinhos e adorei! Fiquei triste quando resolveu parar mas sempre passava para ver se tinha alguma novidade. Fiquei imensamente feliz em saber dessa novidade. Ainda não sou mãe, mas li cada detalhe para quando chegar minha hora (que se Deus quiser está perto). Fico feliz em ter se animado a escrever novamente (pelo menos enquanto o Gabriel deixar...) Que Deus continue abençoando a vcs MUITO e SEMPRE. E não nos deixe sem notícias. PS: tbm vou botar a tabelinha em prática. Kkkkk Muita saúde e felicidades para vcs. Bjs Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que achou o meu blog em uma das receitas/nights que mais gosto, Roberta! Pena que grávida não pode comer muito queijo (só os magros) e, principalmente, não pasteurizados, que é o caso dos que eu mais gosto, como o brie (ai que saudade do brie!). Eu falo com o Jean que depois que o bebê nascer, amamentação, etc, vou aproveitar tudo o que estou "perdendo" no quesito comer e beber! Sobre a tabelinha, vai fundo que na hora de Deus, vai dar certão! Beijos!

      Excluir
  40. Kate, que post perfeito! Completíssimo! Adorei e já salvei em favoritos pra quando chegar minha hora...rsrs! Acompanho seu blog há um tempo e tive a agradável surpresa de ver este post e a feliz notícia de que será mamãe. Que Deus te abençoe imensamente e que seu nenem venha com muita saúde e faça vocês muito felizes. Bj grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lorena! Deus ouça cada uma de suas palavras e solidifique esta bênção em minha vida! E já tem post novo no ar com as roupinhas do meu lindão! um beijo e obrigada mais uma vez!

      Excluir
  41. Oi.. nunca havia entrado no seu blog... e estou ou estava rsrs num "dilema" a respeito de ter ou n filhos. digitei no google "ter filhos ou curtir o casamento" e um dos posts que surgiu foi o seu - "O momento certo para ter filho"... acho q eh de 2012 a postagem.. li seu texto e os comentários inclusive... e então bateu aquela curiosidade, "será que ela mudou de opinião?" e então fui na pagina inicial do seu blog e já de caro vejo assunto de gravidez.... rsrsr em primeiro lugar gostaria de te felicitar... parabéns pelo seu baby... e segundo queria te perguntar o que está achando... como está sendo no relacionamento... se vc sentiu realmente que era a hora certa...
    sou casada a 2 anos e meio, e 7 anos de relacionamento... sou advogada, moro no Espirito Santo e estou me decidindo sobre ter filhos.. e o que mais me preocupa é "perder o namoro, chamego, dengo com meu marido".... beijos e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crislaine, curiosamente, eu reli este post nesta semana! Li os comentários também e achei super engraçado como as pessoas mudam no período de 1 ano. O post foi escrito em março de 2012 e nós não estávamos nem um pouco prontos e em março de 2013 eu parei de tomar o anticoncepcional, pois já havíamos nos decidido.
      Bem, sobre o relacionamento, continua a mesma coisa. O Jean continua carinhoso comigo e eu melosa com ele (acho que mulher é mais grude, não é? Pelo menos a maioria...). O Jean está mais preocupado comigo no sentido de eu não me esforçar muito, de não me cansar muito. O romance em si é deixado um pouco de lado, porque fico sem energia para fazer jantares românticos, não podemos tomar um vinho, fazer aquele clima, entende? A parte sexual também é afetada pelos sintomas da gravidez (desconforto, dores, infecções urinárias, medo) e também pelo medo do pai. Acompanho os fóruns do babycenter e vejo que a esmagadora maioria das grávidas e maridos passa por isso. Mas, um relacionamento não é só feito de sexo e de jantares românticos. O que importa para mim nessa fase é o apoio que o Jean me dá, me acompanhando ao hospital, vibrando com os ultrassons, conversando com o bebê na barriga, preocupado comigo. E já planejamos as saídas noturnas que iremos fazer depois que o bebê nascer. Já estou também planejando uma viagem a dois para 2015; de 1 semana para não ficarmos muito afastados do bebê, mas que seja gostosa e romântica o suficiente para curtirmos muito como um casal entrosado que somos.

      Sobre o momento certo, sim, chegou o momento certo, não somente psicologicamente, mas principalmente financeiramente. Estou preparando um novo post sobre segundo e terceiro trimestre no qual friso a necessidade de se estar preparado financeiramente.

      Estamos muito felizes, tudo deu certo e creio com todas as minhas forças que Deus continuará fazendo com que dê certo. Um beijo e espero ter ajudado!

      Excluir
    2. nossa que legal saber disso.. gosto mt de me dedicar ao marido sabe.. fazer jantares, preparar viagens, sair... estamos curtindo mt o casamento..
      mt bacana saber q vc tb compartilha dessa opinião.. d saber q o casal precisa de um tempo so para os dois.. bacana programar essa viagem p 2015.. o importante eh isso, saber q o filho esta vindo p trazer mts alegrias e realizações mas que tbem o romance, namoro, casamento não pode ser deixado d lado..
      se DEUS permitir tb quero fazer assim, me dedicar mt ao bebe, mas tirar pelo menos 1 vez por semana p sair a sos com o maridão rsrs
      já conversamos bastante a respeito do bebe.. e vamos deixar rolar, sem pressão.. até pq ele trabalha embarcado e minhas chances d engravidar rápido diminuem rsrs.

      vou continuar acompanhando seu blog...

      beijaoo

      Excluir
  42. Oi kate, posso te perguntar de quantos dias foi seu ciclo depois q vc parou o AC? Estou no 50o dia do cilo e nada da M :/ mas não é gravidez, estou desregulada mesmo, seu ciclo vo,tou ao normal rapido? Eu li que vc esperou 6 meses pro organismo limpar....
    Super bjo, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sempre fui regulada com ou sem AC. Então sempre foi por volta de 28 dias mesmo. 50 dias é muita coisa... Mas, estou lembrando que minha irmã também é desregulada e que o dela vinha com ciclos longos como o seu. Super boa sorte e depois volta aqui para me contar quando conseguir. Deus já está te iluminando!!!!!!!!

      Excluir
    2. Kate, descobri essa semana minha gravidez :D e lembrei, claro, q tinha escrito essa msg pra vc :)
      Estou relendo tds os seus posts, serão mt úteis!!! Obrigada por ajudar mamães de primeira viagem! Eu pedi essa benção pra Deus e ele me atendeu!!!
      Bjos, Ana

      Excluir
    3. Ana, estou muuuuuito feliz por você e desejo uma gravidez maravilhosa e um desenvolvimento pleno e perfeito para o seu bebê! Nesta semana vou gravar mais vídeos legais! Um beijo e depois me dê mais notícias! Esta fase é uma delícia, enxoval, ultrassom, quartinho! Muito legal!!!

      Excluir
  43. Obrigada :) deus abençõe sua família!
    Ana

    ResponderExcluir
  44. Kate!
    Obrigada pelos teus posts tão interessantes!
    Planejo engravidar em breve e estou procurando informações para me preparar e os seus textos tem sido os + esclarecedores!
    Deus lhe pague com muita saúde pra tua família e felicidade!
    Beijos,
    Kaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz e envio desejos imensos de que os seus sonhos sejam plenamente realizados!!! Deus no controle!

      Excluir
  45. Kate, muito legal o post! Vai me ajudar muito! Estou tendo bastante problema com espinhas (estou na 6a semana), minha Dermato me indicou o azelan, mas a obstetra falou para usar apenas no 2o trimestre. Você usou desde o primeiro? Bjos

    ResponderExcluir