16 de abril de 2013

Salada de Atum

Eu acho que ando deixando vocês muito mal acostumados só com receitas de carnes, doces, bolos... Hein? Rsss. Bem, na verdade somos eu e o Jean que estamos mal acostumados. Durante a semana, almoçamos na rua e procuramos sempre comer salada. Aliás, eu estou aumentando gradativamente o meu consumo de salada nos últimos tempos, ando comendo muito pouco arroz e mais salada.

Resolvemos fazer esta salada e foi um almoço "desintoxicante"! Só a salada e as torradinhas e nada mais! É uma salada bem rica, usamos como base uma salada que a Nélia faz ocasionalmente na minha sogra, porém alteramos um pouco, usando alguns ingredientes que gostamos bastante.

Nós fizemos com atum; ela faz com atum e presunto. Jean mandou dizer para vocês que podem usar também frango desfiado ou só presunto, vai do gosto do freguês, rsss.

Eu realmente acho que vocês deveriam fazer essa salada... Uma desintoxicada das carnes de vez em quando é óooootimo! Olha que delícia que ficou:




Salada de Atum

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

1 maço de alface crespa
1 maço de rúcula
1 lata de atum
Abacaxi picado a gosto
1/2 cebola
Tomate cereja a gosto
1 pepino pequeno
Azeitona preta sem caroço a gosto
150 g de queijo gouda

Torradas
 
6 fatias de pão de forma integral
Manteiga a gosto
Azeite a gosto
Orégano a gosto

Molho

2 colheres de sopa de Mel
2 colheres de de sopa Aceto balsâmico
2 colheres de Azeite de oliva extra virgem
Água filtrada a  gosto

Modo de fazer

Lave uma a uma as folhas de alface e rúcula e deixe-as alguns minutos de molho em vinagre. lave os tomatinhos com detergente e deixe-os alguns minutos de molho em vinagre.

Descasque o pepino e corte-o em fatias finas. Coloque as fatias de pepino de molho em um pouco de água com sal, para que o pepino fique crocante.

Pique em cubos o queijo e o abacaxi.  Corte a cebola em rodelas super finas. Corte os tomatinhos em 4 partes.

Corte as fatias de pão de forma (sem casca) em retângulos,  passe manteiga, salpique orégano e azeite e leve ao forno até ficarem torradinhas.

Monte a salada colocando no fundo da travessa o alface, depois a rúcula. Coloque na sequência, em camadas: cebola crua, pepino, abacaxi, tomatinho e queijo. Faça uma abertura no centro da salada e acomode o atum, decorando com azeitona preta.

Sirva com as torradas e com o molho de mel e aceto, temperando somente na hora de servir.




7 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!!! estava mesmo precisando de uma receitinha legal de salada, essa tá linda bem colorida! Eu almoço na casa da minha avó e lá só se come comida-comida kkk minha avó nao é de fazer salada pro almoço, no máximo alface e tomate! bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Kate, eu e o Marcos também estamos nesta rotina, muita salada e comidas leves durante a semana. Final de semana a gente até come uma saladinha, mas a gente se permite fazer uma comida mais pesada.
    Aqui na empresa tem prato light todos os dias (arroz integral, refogado de vegetais ou legumes, uma carne e salada - outro dia um macarrão integral - outro dia uma lasanha de beringela) e a sobremesa é um pratinho com frutas cortadinhas.
    Estamos numa fase tão boa de saúde, entramos para um grupo de corrida, os dois. E alimentação saudável, com muitas fibras, muita água (eu tomo fácil 2 litros por dia). Tudo com acompanhamento de assessoria esportiva, nutricionista e cardiologista.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Adooorei,ficou uma salada linda ;)

    Aqui em casa tb estamos nessa fase..rsrs Nos permitimos de fds! E de semana da aquela segurada!
    No começo é dificil, mas depois acostuma, os beneficios aparecem, e tudo fica lindo e saudavél!

    Beiiijinhos

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso. Que fome...
    Adoro suas receitas, fáceis de fazer e sempre deliociosas.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ficou muito linda e com certeza muito boa!! Eu tenho tentado comer mais salada também, mas não gosto muito, então é dificiiiil.

    Vou fazer com certeza, meu marido adora atum :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que delicia de salada eu adoro atum.

    ResponderExcluir
  7. Uau que espetáculo essa salada!
    Estamos começando agora numa reeducação alimentar e essa salada é super bem vinda :)
    Amei
    Beijãoo

    ResponderExcluir