24 de março de 2013

Somos exibicionistas das mídias sociais???

Este post era para falar sobre o difícil exercício da humildade. É um assunto tão difícil de falar quanto de exercer. E, na dificuldade de encontrar palavras para me expressar sobre o assunto, comecei a pensar se eu sou humilde ou soberba e no que é a verdadeira humildade.

E comecei a pensar que talvez, todos sejamos grandes exibicionistas, pouco humildes, pouco modestos e um tanto quanto soberbos... Ou não!!!

Se formos pensar que interagir em uma mídia social é exibicionismo e falta de humildade, todos os blogs de viagem seriam feitos por pessoas soberbas e exibidas. No entanto, todos adoram blogs de viagem e eles são extremamente úteis. E o que dizer dos blogs de look do dia? E quem nunca postou uma foto em uma festa chique ou uma viagem de férias em família no facebook? Quem nunca compartilhou uma vitória pessoal com os amigos? Ou uma foto no instagram do sapato novo pelo qual se está apaixonado?


Concluí que vivemos atualmente em uma realidade mais interativa, praticamente um reality show coletivo.O mundo mudou com o advento da internet. Antes, mostrávamos para família e amigos nossas fotos mais recentes, reveladas em tamanho 10x15 e colocadas em álbuns de plástico. Agora, nosso álbum está nas mídias sociais, aberto para o mundo.


Refleti e entendi que, se eu sou exibicionista, grande parcela da população que está nas redes sociais também é. Concluí que não, não sou exibicionista; assim como quem abre um pedaço de sua vida para o mundo também não é. Simplesmente faço parte de uma nova geração, que vive em um tempo de profunda e diária interação.


E entendi também que a humildade, está ligada a servir a outras pessoas, em se colocar à disposição, em não ser arrogante, em não se sentir ou se mostrar superior aos outros. Uma pessoa muito rica ou muito importante pode ser humilde, por mais que esteja na mídia. Outro dia, quando eu tiver uma vivência mais profunda e as palavras certas, falo sobre a humildade. Mas, uma coisa posso dizer com certeza: expor uma parte da vida online não faz das pessoas nem exibicionistas, muito menos soberbas. Tudo depende de como a pessoa expõe, do que expressa e de qual mensagem quer passar para o mundo! 

E vamos continuar a interagir muito!!!


10 comentários:

  1. Kate adorei o seu texto...você é muito boa com palavras!!!!amei!!!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani! Gosto muito de escrever. Ótima semana para vc.

      Excluir
  2. Ei amoree!!!saudades d vc..
    Adorei esse post, com certeza já pensei muito nisso..já tive medo de ficar com ar de exibicionista nas redes, até porque detesto esse tipo de coisa, e além disso medo de mostrar demais a vida.. mas como vc disse, isso faz parte dessa nova geração, não tem como fugir mto disso.
    bjussssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aryana, minha querida! Saudades... Eu compartilho com vc do seu pensamento. São novos tempos mas, de vez em quando, tb me sinto incomodada.

      Excluir
  3. Rsss....
    O que sei é que ando cheia de redes sociais! Virou uma competição: quem colocou a melhor foto, quem comprou o melhor sapato, quem foi para o lugar melhor...
    A crise do "quero excluir meu blog", me assola novamente! Porque sei que, também, escolho minhas melhores fotos.
    Como sabe, sou Espírita. Frequento uma casa de Reeducação Espiritual, e temos sido convidados a exercer a humildade em nosso dia a dia. Bem, se estamos sendo convidados, é porque estamos falhando.
    E isso tem me incomodado muito.
    O dedinho nervoso está coçando para excluir... rssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que alguns blogs nos deixam com uma vontade louca de consumir! Tem de ser mto centrada (e pão dura) para resistir!
      Segura o dedinho nervoso, kkkkkkk

      Excluir
  4. Amada Kate,

    Passando para desejar uma linda e abençoada semana...to sem tempo para net...Glórias a DEUS ( em Tudo dai Graças)...e também para lhe dizer que para DEUS somente uma coisa é impossível: ELE deixar de lhe amar.

    DEUS nos Abençoe nesta semana...sempre!!!!

    Beijos no coração,

    Nayara Banhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida Nayara! Se está sem tempo é pq o trabalho está intenso! Deus te proteja nesta nova caminhada! Obrigada pelas palavras de estímulo. Sim, Deus nos ama muito!!!

      Excluir
  5. Nossa Kate, amei demais o post de hoje. Eu sempre fui uma pessoa que ama redes sociais (inclusive conheci meu marido pelo Orkut rs), mas ultimamente esse questionamento estava muito latente na minha mente. Por diversas vezes me peguei pensando nisso, se eu estava sendo humilde em mostrar algo, tanto que na última viagem que fiz com o maridão não postei nenhuma foto e pedi pra ele não me marcar rsrsrs. Que bom que escreveu isso, vou começar a encarar de outra maneira os posts de amigos, pq antes eu pensava que tava todo mundo querendo se exibir e como você bem disse, fazemos parte de uma nova geração e vou começar a ver com outros olhos.

    Parabéns pelo post!

    Lílian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, mas eu penso assim também, às vezes. Minha mãe se preocupava muito com a exposição, agora acho que se acostumou. Mas, realmente,são novos tempos, a gente fica meio assim porque todas estas mudanças surgiram na nossa geração. Mas, daqui há 10 anos, vai ser a coisa mais comum do mundo, acho que 100% da população vai ter algum tipo de página social na internet.

      Excluir