3 de fevereiro de 2013

Moqueca de Camarão

Para todo mundo entrar no ritmo de Carnaval, vou postar para vocês esta receitinha que é a cara desse feriadão! Uma moquequinha rápida e muito gostosa que fiz outro dia!

O segredo é o tempero. Podem dar uma caprichadinha nos temperos. Porque a moqueca precisa ter um gostinho mais apimentado, um tempero mais marcante. Vão adicionando o tempero aos poucos e provando, até que fique no ponto ideal. Não deixem de colocar o coentro de jeito nenhum, ele dará aquele cheiro característico da moqueca.

Ah, e limpem o camarão! É chaaaato, eu sei, mas é importante. Eu comprei o camarão de uma marca, parecia super limpinho, tiraram a cabeça e deixaram o rabinho, como eu gosto e como fica bonito em uma receita. Mas, quando abri, vi que estava com a casca. Trabalhão inesperado... Mas, necessário, ok?

As fotos estão lindas, demosntram a beleza que é esta receita, curtam muito, meus queridos!!!


Moqueca de Camarão
Rendimento: 4 porções


Ingredientes 

400 g de camarão médio (quantidade considerando o camarão limpo)
1 limão
1/2 xícara de café de azeite de dendê
1 cebola grande cortada em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
1/2 xícara de chá de coentro
1/2 xícara de chá de salsinha e cebolinha picadas
3 tomates
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Molho de pimenta a gosto
Tempero completo a gosto
1 vidro de leite de coco

Modo de Fazer

Limpe os camarões e tempere com sal e o suco de limão. Reserve

Em uma panela, adicione um fio de óleo e tempero completo. Refogue a cebola e o pimentão por alguns minutos. Em seguida, adicione o tomate picado em pedaços maiores (sem pele), a salsa e cebolinha, o coentro, as pimentas e o azeite de dendê. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos.

Acrescente os camarões e cozinhe por 5 minutos com a panela tampada. Por fim, acrescente o leite de coco e cozinhe por mais um minuto. Decore com salsa e cebolinha e está pronto para servir.

Use um pouco do caldo da moqueca para fazer o pirão. Coloque o caldo em uma panela e adicione farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre.

Sirva a moqueca com arroz branco e o pirão.



12 comentários:

  1. Que delícia!!! Hoje teve moqueca de peixe no almoço aqui em casa, que coincidência! :) Até comentamos que a próxima moqueca iria ser de camarão! Vou me inspirar na sua!
    Beijos!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Kathleen, vc sabe, meu marido é alérgico a peixes e frutos do mar! Então, moqueca de camarão em casa, nem pensar! Para matar a vontade, eu faço com palmito, de preferência fresco, pupunha! Moqueca Vegetariana! Quem não tem camarão, caça com palmito! kkkkk E a sua ficou maravilhosa, parabéns,querida! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  3. Kate como uma boa bahiana que sou adoro moqueca tenho que fazer pelo menos uma vez no mês kkk.Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Olá, vc indica alguma panela boa para fazer comidas?? Inox, alumino etcc...
    Qual a melhor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!Para fazer a moqueca, o ideal seria panela de barro. Mas, para o dia a dia, uso panelas de inox e frigideiras anti-aderentes. Beijosss

      Excluir
  5. Oi Kate, como vc está?
    Estive uns dias fora, dando um auxílio pra minha mãe que passou por um cirúrgia.
    Que saudade do seu blog.

    Como sempre essas receitas que dão água na boca. Adorei o post sobre repetir roupas, ótimo pra gente ver, que essa mulherada high society também reaproveitam roupas, sapatos e acessórios de uma maneira diferente.

    Um grande abraço.
    Ah vou deixar aqui meu email: mayra-b@hotmail.com

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, querida Mayra! Ando mega ocupada por aqui também.Espero que sua mãe esteja bem. E-mail inserido na minha lista de contatos. Vou te mandar um e-mail. beijos!

      Excluir
  6. Ei Kate....
    eu amoo moqueca.. essa parece ser ótima,mas aqui no E.S. a moqueca capixaba não leva leite de coco e nem azeite de dendê!

    bjãooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meninas, eu notei que algumas receitas não levam mesmo. Mas, eu acho tão gostoso com esses ingredientes! carnaval tá chegando, quero ver suas fotos e da Juliana bombando no insta!!!

      Excluir
  7. Hmm, ficou com uma cara ótima! Devia estar uma delícia!

    ResponderExcluir
  8. Franciele Guedes16/06/2016 12:43

    Olá Kate.... fiz essa receita em 2013 e hoje me deu uma vontade de comer moqueca, voltei aqui para pegar ela novamente e fazer.
    Beijossss!

    ResponderExcluir