4 de dezembro de 2012

Bolo Prestígio

O aniversário do Jean neste ano foi muito simples. Primeiro devido à minha agenda atribulada e também ao fato de ter caído no meio da semana. Depois porque estou sofrendo com uma dor no nervo ciático (e quem já teve esta dor sabe do que estou falando), que vem afetando do quadril até o pé direito. Felizmente, hoje começo minha fisioterapia e tenho fé de que esta dor vai passar.

Mas, mesmo com a dor e o pouco tempo, eu quiz fazer um bolo e chamei a mãe do Jean e a Nélia para fazermos uma surpresa para ele, quando chegasse do trabalho.

O bolo fiz na correria: um pouco de manhã antes de ir para o trabalho e o resto na hora do almoço. Por isso, não deu para colocá-lo por algumas horas na geladeira, como diz a receita. Isto teria deixado  o bolo e recheio bem firmes. Mas, eu não tinha esse tempo... Ainda assim, o resultado ficou óooootimo! Sinceramente, ficou realmente ótimo. Igual bolo de festa feito por doceira, rsss. O Jean achou profissional.

O bolo não é muito doce, o que é bom, porque agrada à maioria. O doce é na medida certa. O recheio fica com um sabor muuuuito gostoso, leve toda a vida! O bolo em si, fiz a minha receita básica de bolo de chocolate, que já postei no blog. Prefiro fazer o que sei que sempre dá certo... A cobertura é o ganache que já fiz aqui algumas vezes e praticamente todo mundo sabe fazer. Para decorar, coco ralado em flocos maiores e barras de chocolate prestígio.

No mais, digo a vocês que vale a pena o esforço, fica um bolo barato e que vai agradar a todos! Curtam a receita:




Jean chegando em casa após o trabalho e então começamos a cantar parabéns.



 Aquela manchinha preta no chão com cabeça dourada é o Bruce de pé com as patinhas para cima cumprimentando o papai. Lindooooos!




Lindão soprando a velinha após fazer um pedido que ele não me contou qual é, rsssssssssss.




 E vamos ao passo a passo da receita:




 Recheio





Bolo





Montagem










Bolo Prestígio
Rendimento: 25 porções

Massa

Ingredientes

3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó químico

Modo de fazer


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. 

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-as na geladeira. 

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o leite, a farinha de trigo, o chocolate em pó e bata novamente. Coloque o fermento ao final e bata um pouco mais. Acrescente as claras em neve e bata rapidamente.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos (o tempo depende de cada forno). Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão antes de desenformar.

Recheio

Ingredientes

3 claras
1/2 xícara de chá de açúcar
1 caixa de creme de leite
2 xícaras de coco em flocos seco

Modo de fazer
 Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para aquecer (cerca de 3 minutos), sem deixar ferver. Retire do fogo e transfira ainda quente para uma batedeira, batendo até que a tigela da batedeira esfrie e forme um merengue. Junte o Creme de Leite, o coco e misture delicadamente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o momento de rechear o bolo.
Cobertura

Ingredientes

1 barra de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite

Modo de fazer

Quebre a barra de chocolate em pedaços. Leve o chocolate ao microondas por 30 segundos. Misture e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo. Fora do microondas, adicione o creme de leite e misture até ficar um creme uniforme.  

Obs.: a cobertura será feita somente após as 3 horas em que o bolo irá ficar na geladeira.



Montagem

Ingredientes

1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de leite de coco
coco ralado em flocos grandes para decorar
3 barras de chocolate prestígio para decorar
 
Corte o bolo já frio em três partes, no sentido horizontal. Forre uma forma redonda (28 cm de diâmetro) com filme plástico, coloque uma das partes do bolo e umedeça com o leite misturado com o leite de coco. Espalhe metade do recheio, cubra com outra parte de bolo e volte a umedecer. Coloque o restante do recheio e termine com a última camada de bolo. Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 3 horas. Desenforme o bolo sobre um prato de servir e espalhe a cobertura, começando pelas laterais e depois cobrindo a parte de cima. Decore o centro do bolo com  coco ralado, corte as barrinhas de prestígio ao meio (faça um corte na diagonal), coloque as barras no centro do bolo e está pronto para servir.


12 comentários:

  1. Nossa, o bolo parece estqar di-vi-no!!!!
    Hummmmmmmm

    Uma bela surpresa com certeza!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Uaaaaaaalll que bolo lindo! Imagino que realmente estava delicioso, e a aparência também ficou ótima, parece mesmo feito por um profissional!
    Parabéns Kate, não canso de dizer, você é muuuuito caprichosa!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. patricia santos04/12/2012 09:03

    Nossa KAte!! q delícia!!O parabéns é pra vc q nos motiva a fazer as coisas com capricho ,praticidade e nos mostra q cuidar da casa e do marido nã é assim bicho de 7 cabeças!!!!! muito thanks!!!=)

    Patrícia Santos

    ResponderExcluir
  4. Poxa amiga...já tive essa dor e foi muito chato...vem muito devido às tensões do dia a dia..a fisio vai te ajudar e muito, no mais é água quente e alongar o quadril!
    Que bolo lindo...tem nada de simples!!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  5. Ei amiga!!!
    Que bolo perfeito!!!
    Parabéns ao Jean pelo niver!!!
    Beijocas,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  6. Ebaaa a Kate voltou... rsrrs hj que vi e por acaso.....
    Que bom querida, adoro o Blog!
    Hummmm que bolo gostosooooo

    Bjo Su <3

    ResponderExcluir
  7. Ameiiiiii!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai que Delíciaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Babei! Se tiver sobrado, aceito um pedaço amanhã! Rsssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Aii fiquei com agua na boca!
    Fico feliz por vc ter voltado com as receitinhas...adoro seu blog!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. QQQQQQQQue lindinho o Bruce recebendo o papai,nossa Kate que bolo maravilhosoooooooooo que delicia, vou fazer essa receita, PARABÉNS para seu Jean,já tive essa dor af.Beijinhos e melhoras.

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de bolo eim?? Aniversário no mesmo dia do meu!!!! Mas não tive bolo :-( bjussss

    ResponderExcluir
  12. Realmente este bolo é maravilhoso ! Fiz para o aniversário do meu filho e foi o maior sucesso !!!!!

    ResponderExcluir