27 de novembro de 2012

Risoto de Champignon com Curry

Quem viu no meu instagram sabe que no sábado nós fomos a uma festa fabulosa. Os comes e bebes eram maravilhosos e, sabem como é no dia seguinte, a gente toma café quase na hora do almoço e o almoço de fato não precisa ser algo muito incrementado.

Para dias assim, nada melhor do que um risoto. Um risoto é uma receita que todo mundo deve aprender, porque é fácil, rapidíssimo e a base é sempre a mesma, você varia apenas no ingrediente final. Se você não sabe fazer um risoto, aprenda, é um coringa da cozinha.

No risoto de hoje, usei champignons e curry. Cuidado na hora de usar o curry, é muito forte. Use a colher de sobremesa bem rasa ou até menos, se você não gosta de pratos muito condimentados. No mais, é certeza de que vai agradar (o Jean comeu e repetiu)!!!









Rendimento: 4 porções
 

Ingredientes
 

2 xícaras de chá de arroz arbóreo 
1 taça de vinho branco seco
1 cebola média picada
Champignon picado a gosto 
1 colher de sobremesa rasa de curry
1 colher de sopa de manteiga 

1 colher de queijo parmesão ralado
1 litro de caldo de galinha (se for usar em cubos, dissolva 2 cubos em água quente)

Azeite de oliva extra virgem



Modo de fazer


Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola picada. Quando  a cebola estiver transparente acrescente o arroz cru (que não pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela). Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz. Acrescente o vinho branco e mexa bem até evaporar.

Coloque o caldo de galinha aos poucos, de duas em duas conchas e misture bem. Não é necessário mexer continuamente. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais uma concha de caldo. Deixe que o arroz vá incorporando o caldo e mexa de vez em quando. Sempre que precisar, vá acrescentando conchas do caldo.
Quando o risoto ficar no ponto (prove e verá que ele está cozido, mas não mole demais, ainda consistente), adicione o curry e o champignon. Acrescente uma última concha de caldo e o queijo parmesão ralado. Desligue o fogo, coloque 1 colher de manteiga e deixe-a derreter um pouco em cima do risoto. Misture bem e sirva a seguir.

12 comentários:

  1. Oi Kate, tudo bem?
    Quanto tempo não é mesmo???
    Vim aqui lhe convidar para participar de um amigo secreto virtual com algumas blogueiras.
    Me passe seu e-mail para lhe enviar mais informações.
    Bjos.

    Sheila Mendes

    Ps. a receita já está em meus favoritos, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kate!
    Adoro seu blog e principalmente a parte "plenitude". Principalmente agora que passo por um momento difícil. Espero que vc possa postar mais sobre isso. Vc escreve muito bem e é um conforto para nós.

    Beijos
    Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, minha querida, eu fico tão feliz quando as pessoas me escrevem aqui e no Instagram que gostam dos meus textos Plenitude! É uma das coisas mais importantes para mim no blog, provavelmente, o plenitude é o maior motivo de eu ter continuado esse blog. Eu passei uma semana atribulada, além de muito trabalho, estou com uma dor no nervo ciático bem forte e, quando eu estava na sala de espera do médico, nesta semana, eu me lembrei do seu comentário e comecei a escrever o post "Dando a volta por cima com um sorriso no rosto", o qual acabei de concluir e postar. Um beijo e lembre-se de não há mal que dure para sempre.

      Hoje o padre disse que devemos dizer para Deus: tudo bem, Senhor, me mande a dificuldade. Mas me mande também a Sua graça, para que eu possa vencer a dificuldade.

      Quero saber da sua vitória depois.

      Um beijo,

      Kate

      Excluir
  3. Oi Kate, tudo bem querida?

    Descobri esta maravilha há pouco tempo,não havia feito antes por achar complicado, já fiz de bacalhau com tomate seco e camarão com alho poró e gengibre negro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Robertita! Vc sempre fazendo receitas com um toque de luxo! Gostei!

      Excluir
  4. Oi Kate, encontrei seu blog estes dias e amei, só que quando entrei vc tinha
    postado que não iria mas postar, pensei poxa logo agora que descobri este blog e gostei tanto cada receita maravilhosa. Mas ainda bem que vc não consegue ficar longe do blog e esta receita é Maravilhosa fiz e foi aprovadíssima.
    Continue postando gosto muito do seu blog, e a cada dia leio um pouquinho dos posts mais antigos.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jacque! E muito gostoso ir lendo aos pouquinhos os blogs com os quais a gente se identifica. Eu faço assim tb. Um bjo enorme, querida!

      Excluir
  5. Oi Kate!!! Aprendi a fazer risotos esse ano, já fiz de calabresa e presunto e peito de frango! É uma delícia mesmo!!

    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dos ingredientes que usou. Vou testar o de frango...

      Excluir
  6. Será que vai bem sem o curry?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. O importante é fazer a base do risoto, o ingrediente final é de livre escolha. Tudo pode!

      Excluir