30 de setembro de 2012

Obrigado, Por favor, Com licença!


 
Dizem que educação vem de berço. Ser educado é algo que vem de berço sim, mas também se aprende. Muitos estão esquecendo palavras essenciais como obrigado, por favor e com licença...

Agradecer é impressindível! Se uma pessoa lhe fez um favor, resolveu algo que você precisava e não conseguia fazer sozinho, é preciso agradecer! Gostando ou não; de boa ou de má vontade; é preciso dizer a palavrinha: "obrigado" (ou obrigada, no caso das mulheres)! Mínimas coisas do dia a dia que alguém faz em seu favor, demandam uma atitude polida de sua parte, em forma de agradecimento. Se alguém fez algo por você, mesmo que você não tenha achado tão importante ou dado grande valor, é preciso entender que aquela pessoa tirou um tempo (que ela podia estar usando em prol de si mesma) para você! Por alguns minutos ou alguns dias, alguém deixou de viver sua própria vida para fazer algo para você. 

O mesmo vale para o "por favor". As pessoas se esquecem dessa palavrinha mágica, capaz de abrir as portas mais difíceis. Tem gente que acha que mandar é legal. Principalmente quando está pagando. Ninguém, mesmo que esteja recebendo uma fortuna, deve receber ordens de modo grosseiro, impositivo. Ordenar não é legal. É bonito quando uma pessoa pede "por favor faça isso", mesmo que esteja pedindo algo que é obrigação da outra pessoa.

E o "com licença"? As pessoas andam tão esbaforidas, que vão atropelando tudo e todos; vão entrando nos ambientes, nas conversas, nas vidas das pessoas, de modo abrupto! Uma tremenda falta de educação!

Eu não sou a mulher mais educada do mundo, sou distraída, às vezes um pouco abrupta na minha pressa de fazer tudo certo e rápido, mas sempre me policio para fazer destas três expressões especiais, uma constante em minha vida.

Por isso, lembre-se sempre dessas regrinhas básicas da educação e...


Agradeça! Use e abuse do  Obrigado. Sempre!

Acrescente o Por Favor a qualquer pedido!

E entre na vida de qualquer pessoa com um delicado e gentil Com Licença!


Um beijo,


7 comentários:

  1. Kate, adorei o post!
    Bjos e bom finalzinho de domingo!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Você está super certa Kate e muitas vezes achamos que essas palavras mágicas não são tão necessárias para as pessoas que mais convivemos, mas são.

    Um grande abraço.
    Ah caso vcs resolvam vir pra Blumenau, avisem.

    Tenham uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa palavras que não podemos esquecer nunca.
    "Chique é ser educado!!"
    Bjos e ótima semana,
    Lù Melo

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Kate!
    Acho que nem sei o que dizer...
    Também não sou uma mãe da educação. Mas procuro sempre usar estas palavrinhas magicas (obrigada, desculpe, por favor e com licença).
    Eu não sei se vc tem isso não. Mas as vezes recebo emails e comentários com tantas duvidas de viajantes, respondo com o maior carinho, e quando vejo, nem confirmam o recebimento do email... imagine entao um obrigado!
    Mas o importante eh não desistir, e continuar fazendo o que nossos pais nos ensinaram muito bem.
    Obs... não estou conseguindo colocar assentos... rsss...
    Bjao e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo rola tb e muito! Impressionante como as pessoas arrumam tempo para pedir e nenhum minuto para agradecer. É por coisas assim que as pessoas vão ficando mesquinhas, deixando de fazer favor... Muito triste isso. Mas, não devemos nos deixar levar pelas minorias ingratas e continuar sendo prestativos na medida do possível.

      Excluir
  5. Amei, amei , ameiiii...é isso mesmo!
    Aqui em casa, corrijo as crianças o tempo todo...quando levo um lanchinho pra eles, por exemplo, e eles ficam mudos, logo digo: como se fala? E eles respondem na mesma hora: obrigado! E eu repito: Devemos agradecer sempre que alguém nos faz qualquer favor, seja ele o mais simples que for.
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  6. Kate concordo plenamente com você,ADOREI,se tem uma coisa que me deixa muito irritada é fata de educação de certos seres humano.BEIJINHOS BOA SEMANA

    ResponderExcluir