1 de agosto de 2012

Sua Casa com Design - Fernanda e Daniel

Devido à pausa que dei no blog em jullho, neste mês teremos dois ambientes aqui no blog!

O primeiro ambiente deste mês é uma sala dois ambientes, com bom tamanho e que precisa de um make over! Meus queridos "clientes" são:

Fernanda e Daniel
Cidade: Cruzeiro – SP

A sala da Fernanda tem tons fortes; na parede um tom puxado para laranja e os sofás são vermelhos. Eu também já usei bastante tons fortes, mas agora estou bem mais para os neutros. É mais prático para renovar a decoração. O desejo do casal é que o ambiente ficasse:


Criativo, inovador, original, diferente

Assim como eu, a Fernanda anda gostando mais dos neutros. Ela me mandou uma foto de como deseja que seja a próxima casa e assim é o ambiente que reflete o seu estilo:



Bem limpo, certo? Ao mesmo tempo, eles gostam de móveis com madeira escura. E os sofás serão reaproveitados (Na verdade, ela quer reaproveitar mais coisas, mas, estou sugerindo algumas novas, para dar mais opções ao casal, ok?).



O AMBIENTE HOJE

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o fluxo. A sala está muito integrada e os móveis estão meio que na passagem.



Eu gostaria de criar dois ambientes definidos e deixar a passagem da porta para o restante da casa mais livre, com móveis menores no caminho. A planta hoje está assim:



Lembram quando fiz o quarto da Maria Giulia, que eu disse que todo ambiente tem o seu ponto focal? Estando de pé na porta de entrada da casa da Fernanda e olhando para dentro, o olhar vai ser automaticamente direcionado para duas paredes, os pontos focais 1 e 2. São dois pontos para darmos destaque.
Minha idéia é setorizar os ambientes e abrir mais o fluxo de passagem, com móveis menores no caminho. O jantar, vai mais para perto da cozinha e o estar vem para a entrada, criando um ambiente de recepção bastante convidativo. Eliminei também o sofá menor.




CORES


A Fernanda e o Daniel gostam de cores que eu também adoro e que ficam super bem juntas. Esta é a paleta de cores deles, que marcaram com um X. E eu fui na onda dessas lindas cores.




Agora, vamos falar de uma coisa muito importante: papel de parede e cores. A maioria das pessoas tem medo de usar papel de parede. Bem, não há nada mais requintado e renovador do que papel de parede. E a cor cinza? Alguém tem medo de cinza? Olhem os maravilhosos ambientes abaixo e me digam o que eles têm em comum:




Todos usam papel de parede cinza. Não importa se liso, floral, arabesco ou listrado, não tenham medo de usar papel de parede e olhem o luxo que todos ficaram com tons neutros de cinza!

Para a sua sala, Fernanda, eu acho que as paredes devem ser branquinhas, sem detalhes de cor entre as peças de gesso. E, nas duas paredes que ladeiam a mesa de jantar, um papel de parede em tom de cinza claro.

ATUAL



PROPOSTO

Tenho várias opções de papéis de parede para você, todas da loja virtual de papéis de parede Ciça Braga:






O sofá será reaproveitado. Para dar vida nova a este sofá de três lugares, um tecido de chenille, em um tom de cinza claro.



A princípio, a poltrona também será aproveitada. Mas, quando forem comprar uma nova poltrona, sugiro um modelo com giratório e design reto, que é muito chique e prático para abrir passagem para as pessoas entre o estar e jantar.




Poltrona Girassol Cinza Claro – Oppa
Uma mesa lateral é um móvel indispensável em qualquer sala! Notei que o casal gosta bastante de madeira escura e segui nesta linha. Separei dois modelos como referência:




MESA LATERAL JANDIRA - prima Linea

MESA LATERAL MAUA D60 - ETNA


E para dar complementar, essa mesa de centro de inox com tampo de mármore nero marquina. Chic!



MESA DE CENTRO RETANGULAR - MAIS DESIGN



Um rack poderoso para a sala de TV, mesclando laca preta com madeira, para que não ocorro de todo o mobiliário ficar somente com um tom (fica monótono!).

Rack PH - 8003 Tabaco,Preto  Mobly


Eu não vi a foto da mesa de jantar atual da Fernanda, acredito que ela possa ser reaproveitada. Mas, indico também esta base de mesa, que tem tudo a ver com o conjunto que estou propondo.


Base de Mesa de Jantar Quadrada Bali Tabaco – Mobly
Eu acho Fernanda, que novas cadeiras serão um bom investimento para sua casa. Este modelo é muito parecido com o que eu tenho aqui em casa, no outro ambiente de refeições. Até o tecido é similar ao meu. Acho uma bem chique e neutra e esta é minha indicação para sua casa.






CADEIRA DELHI - ETNA

Um aparador é uma peça curinga em uma sala. Eu coloquei este aparado casado com a mesa de jantar. Quando forem receber pessoas para um almoço ou jantar, o aparadar pode ser o lugar para se colocar os pratos a serem servidos, as taças, as sobremesas, é muito prático!





Aparador Bonte – Mais Design


Um buffet é outra peça fantástica, porque ele recebe adornos e guarda as peças mais finas, louças, taças, faqueiros. Também separei duas opções, uma mais requintada e a outra mais acessível em termos de custo. Lembrando que todo o mobiliário e adornos que eu proponho sempre são um referencial, acho que vale demais "bater perninha" por aí e procurar o que tem de similar no mercado e que caiba no orçamento do ambiente.




Buffet Jilles - Prima Linea
BUFFET OKI II  - Etna



Pronto, já temos todos os móveis da nossa sala e, com a base pronta, vamos adornar e dar personalidade a este ambiente! Seguindo as cores preferidas da Fernanda e do Daniel e procurando fazer um decor bem limpo (poucos adornos, mas com estilo), a composição ficou assim:

Almofadas lindas e chiquérrimas em tons e azul e cinza:



ALMOFADAS - CELINA DIAS


Combinadas com almofadas em tons marrom e azul (você gosta de  padronagens florais e eu não me esqueci disso)...

ALMOFADA GOTA HAYDE 30X45CM – Etna



CAPA ALMOFADA FLORES HAYDE 40CM  - Etna

Na mesa lateral, um abajour como você gosta Fernanda, design limpo com cúpula cilíndrica. Uma orquídea com cor forte e pode também acrescentar um ou dois porta retratos, se desejar.




ABAJOUR - ETNA

Na mesa de centro, alguns adornos delicados e coloridos.





VASO MARROM - TOKSTOK

PORTA VELA REDONDO LADE VIDRO D10 – Etna

PORTA VELA LADE Vidro 13CM - Etna


Um bom tapete é importante. Prefira um tom de cinza mais escuro (esconde sujeira, o meu é claro e sempre dá trabalho para manter limpo!). O tamanho ideal para a sua sala é 2,00 x 2,50 m.



TAPETE DONG IV 200X250CM  - Etna

No rack, a TV será o destaque. Há um espaço para dois vasos e escolhi vasos com formas diferentes. Nunca tenham medo de trabalhar com contrastes de cores, formas e alturas. Não sigam pelo trivial, usando peças iguais a todo o tempo, trabalhando somente com simetria, isto deixa o ambiente comum e até mesmo muito cru em estilo e personalidade, meio amador, entendem?





VASO ALTO BIEN 39 CM - ETNA

VASO ELITE LISTRADO - ETNA


Agora, vamos ao ambiente de jantar. Na mesa, somente uma peça discreta, mas que tem tudo a ver com tudo o que estou propondo.


CENTRO MESA FUME 35CM -9205 -311405122 - Oren

No aparador, vasos altos à esquerda e vasos baixo à direita, em um mix de alturas, texturas e cores.




GARRAFA AMBARCOM MARROM 55 CM - TOKSTOK
DEMAIS VASOS - ETNA


No buffet, a bandeja com taças (garrafas de bebida para quem gosta de uns drinks ou bombonieres com doces para quem não aprecia bebidas alcóolicas) é sempre uma boa pedida. Do outro lado do buffet, coloquem um vaso grande de vidro com um arranjo de flores, que podem ser naturais ou flores artificiais de boa qualidade.




 
BANDEJA RETANGULAR CENE COURO 30X45CM – Etna

TACA MARTINI BOR 460ML – etna

TACA VINHO ATIBA 340ML – Etna

TACA VINHO BICO DE JACA – Etna

BOMBONIERE BICO JACA AZ -11596 -201108AZ – Oren
VASO VIDRO - ETNA


Um erro básico de decoração é deixar as paredes nuas, sem quadros ou esculturas. A parede onde fica o rack e o buffet, tem quase 5 metros. Não coloquei um painel no rack porque no questionário que a Fernanda e o Daniel responderam, eles não marcaram nenhuma das opções que tinham rack. Mas, percebi que eles gostam de fotos de família e sugiro uma parede de fotos  em cima do buffet (eu também irei fazer uma parede assim na minha casa, em algumas renovações no fim do ano... Adoro renovar a casa!). Olhem como fica lindo e enche a casa de personalidade uma parede bem feita com fotos:





Novamente, minha sugestão é que vocês abusem de formas, texturas e materiais diferentes na composição das molduras. Vocês gostam de tons de ouro/acobreado, então trabalhei o preto com estes materiais e fiz três tipos de composições com molduras para a parede acima do buffet.


OPÇÃO 1



OPÇÃO 2



OPÇÃO 3


E, para atrair todos os olhares para os nossos pontos focais, lindas esculturas de parede! Eu amo esculturas de parede, tenho várias em casa e me encantei com esta escultura em espelho! Diferente e criativa, fica ótima com o fundo cinza do papel de parede e tem lindos desenhos que remetem aos florais que a Fernanda gosta e ainda tem o espelho que sempre dá um super charme em uma sala.



Escultura Cristal InUsual

As esculturas de madeira com laca preta ficarão na parede acima do sofá e seguem o estilo de toda a sala, também muito elegantes.





Escultura Maze - InUsual


E o resultado final dessa miscelânea de adornos interessantes é este:



Fotos Parede 3


E assim ficou a charmosa e contemporânea sala de estar e jantar da Fernanda e Daniel. Espero que inspire vocês!


14 comentários:

  1. Amigaaaaa,
    que bom que você gostou do vídeo...sua opinião é muito importante pra mim...
    Agora vamos combinar, você arrasou nos estudos desse projeto. Amei suas escolhas!
    Quero essa "arquiteta Kate" pra mim também!!!
    Você ficou loira de novo ou é impressão minha?
    Beijinhos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou loira não, Marcelita, é pq as pontas do cabelo continuam mais claras. Mas, eu sou uma formiga, não paro quieta, vira e mexe fico querendo mexer no cabelo. Mas, a vontade vem e passa, kkkkkk. Continuarei com a raiz mais escura e talvez dou uma iluminada nas pontas. Talvez... Beijos, querida, te adoro!

      Excluir
  2. Amei o ambiente proposto. Simples, elegante, atual e não cansativo. E o melhor, funcional! Aquele aparador na cabeceira da mesa é tudo de bom! Não há nada pior que uma mesa cheia de tudo, talheres, pratos, comidas....assim fica tudo no aparador organizadinho. A cor cinza é tudo, nunca vai cair de moda, sempre vai ficar com cara de inovador! Quero muito por papel de parede na minha casa, preciso de inspiração para criar um ambiente e colocá-lo. Os quadrinhos com fotos de família são fáceis de fazer e baratos, e dão um ótimo visual ao ambiente! Tudo 10! Mais uma vez arrasou maninha!
    Bjos
    Kêka

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com o projeto,como vc é talentosa e tem um super bom gosto.
    Parabéns viu.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Kate pelo talento e bom gosto, mais uma vez! Adorei seu projeto! A sala de estar e jantar ficou extremamente elegante, charmosa e moderna! Aproveitarei muitas dicas para compor minha futura casa, já que me casarei no ano que vem! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final do mês tem outra sala em outro formato de planta. Aí, vc terá mais referências para auxiliar na sua. Bjos!

      Excluir
  5. Daniela Furlan02/08/2012 09:59

    kate, parabéns mais uma vez!!! Arrasouuuuuuuuu!!! Adorei as idéias. bjs Daniela

    ResponderExcluir
  6. Kate,
    Adorei o trabalho!!!
    Vou reformar a minha sala e com certeza vou copiar algumas idéias!
    Muito legal o post, muito notável todo o seu capricho e dedicação no trabalho.

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA PELOS ELOGIOS, MENINAS!!!

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Estou aqui babandooo nas sua dicas!
    Ficou simplesmente PERFEITO do jeito que vc sugeriu!!!
    Tomara que tenha um ambiante de quarto de bebe, rsrs

    Já mudei(só na mente pq ainda nao tem nada pronto,rs) a decoraçao pro quarto da Mel 3 vezes, como nao quero aquilo de rosa,rosa ou lilas deu um trabalhinho pq meu marido diz que tem que ter essas cores "padrao", aff
    Mas gosto de coisa mais moderna sabe?
    Ele ate ta gostando do jeito que to planejando agora, mas fica sempre falando do quartinho de uma prima minha que é lilassss forever!!kk ate as roupinhas dela são!rs


    Bjoss flor!! Parabens pelo trabalho vc é D+, amei de verdade!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o resultado!!!!!!!!!
    Aos poucos vou fazendo e caprichando na minha sala.

    Obrigada Kate, amei participar do seu projeto.

    Assim que a sala tiver parecido com o que propôs, eu tiro fotos e te mando.

    Ps. somente uma observação, você acredita que logo depois que você comentou da disposição das coisas, eu mudei tudo. E você pode não acreditar, mas está exatamente como fez no projeto...o lugar do sofá a mesa, o aparador....identico, e realmente está MUITO melhor.

    Bjuss
    Fernanda e Daniel

    ResponderExcluir
  10. Belíssimo trabalho Kate,PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  11. UAU !!!!!!
    Que trabalho de qualidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nossa ... pena que conheci seu blog só hj .... e minha sala ja esta "quase pronta" adorei as dicas acho que se tivesse visto antes teria feita igual, como faço para voce dar umas dicas para mim de quadros e etc ....

    ResponderExcluir