25 de junho de 2012

Sua Casa com Design - Maria Giulia

Que coisa mais doce fazer o primeiro Sua Casa com Design com um quarto de menina! Para quem está chegando por agora aqui no blog, esta é iniciativa minha de falar um pouco sobre arquitetura de interiores, através de ambientes verdadeiros. Espero que as dicas sejam úteis para várias mamães (e futuras) que queiram montar um quarto para seus filhos. Neste, mês, minhas queridas "clientes" são:

Maria Giulia e Daniela
Cidade: Ribeirão Preto – SP

A Maria Giulia, que uma mocinha bem decidida e de estilo contemporâneo, está com 8 anos e é hora de seus pais fazerem para ela um novo quarto, que reflita sua fase mais “madura”. Sua mãe, Daniela, não queria “aquele projeto”, mas sim algumas dicas de aproveitamento de espaço, que ao mesmo tempo, ficasse aconchegante. A princípio, ela me disse que estavam pensando em uma decoração temática, de Princesas ou Tinker Bell.

Depois, a Maria Giulia desistiu e quis apenas um adesivo de borboletas. Eu achei ótimo, porque o problema de quartos temáticos é que eles podem ficar lindinhos, mas também podem ficar muito próximos de algo exagerado e, se a pessoa não souber dimensionar, pode-se correr o risco de ficar cafona... Já as borboletas não! É sim, um tema, mas podemos expandir para um jardim e usar elementos como flores, passarinhos... Muito mais leve e atraente!

Elas tinham algumas coisas decididas e uma vontade de que o ambiente ficasse:


Romântico, delicado, leve, ingênuo
e
Moderno, limpo, objetivo, despojado


A Daniela tem habilidades para trabalhos artesanais, então estou propondo algumas coisas que podem ser tanto compradas prontas como executadas pela mamãe caprichosa.


O AMBIENTE HOJE

O quarto da Maria Giulia tem um tamanho muito bom 3,65 x 3,20 m. Muitos móveis não serão reaproveitados e outros serão renovados. O quarto foi recentemente pintado no tom de rosa. Sugiro que a porta e a parte interna da janela sejam pintadas de branco, ficará excelente!





O primeiro aspecto que notei no quarto da Maria Giulia, foi o layout do quarto. O mobiliário foi disposto lateralmente nas paredes e ficou aquela sensação de corredor, no meio do quarto, com tudo acontecendo nas laterais, mas sem um ponto de destaque.



O LAYOUT PROPOSTO

Todo ambiente deve ter o seu ponto focal, e eu prefiro dizer, o seu ponto UAU! Você entra no ambiente e seus olhos são direcionados para um determinado ponto que chama a sua atenção de imediato. Não quer dizer que os outros cantos do ambiente não serão bem trabalhados e atrativos, mas, o ponto focal é o local de destaque. Quando pensamos em um quarto, qual é o lugar mais importante? A cama! Então, um projeto bem sucedido de um quarto sempre deverá priorizar esta área.

Para propor um novo layout, criando um ponto focal e setorizando melhor os espaços, é interessante pensar que o quarto da criança deve servir a alguns propósitos, que são:


DESCANSAR, ESTUDAR, BRINCAR, ORGANIZAR.


E, partindo dessas premissas,o novo layout ficou assim:




CORES E ILUMINAÇÃO


As cores dão a vida e a personalidade ao ambiente e tem o papel de unir elementos diferentes, criando um ambiente coeso. Nós não precisamos usar todas as cores que gostamos em um ambiente e podemos eleger somente alguns tons. A Maria Giulia e a Daniela mostraram as cores que mais gostam na paleta marcando com um X. E eu marquei com V os tons que iremos trabalhar por todo o ambiente:



Um quarto de menina não precisa (e, na minha opinião, nem deve) ser totalmente rosa, assim como o do menino não precisa ser todo azul. Um projeto pode optar por paredes totalmente brancas, outros podem optar por dinamizar o ambiente com jogo de cores nas paredes. A base do quarto da Maria Giulia é o rosa, recém pintado. Para quebrar um pouco a intensidade do rosa, pensando no ponto focal e criando o UAU da Maria Giulia, minha idéia é criar um painel de gesso que continue no teto (sim é uma solução um pouco mais cara, mas pode-se ser planejada para o longo prazo).



O painel tem um afastamento lateral da parede, onde podem ser colocada a iluminação (fluorescente ou LED), fazendo um ponto de iluminação romântico, aconchegante e sofisticado. A sanca do teto é aberta e a iluminação continua pela sanca. Vale lembrar que deve-se instalar interruptores separados para as lâmpadas do painel parede/teto e do ponto de iluminação central do teto, evitando de acender todas as lâmpadas, todas as vezes (economia de energia!).

Outro investimento interessante a se fazer no quarto (mas que envolveria mais custos) é adicionar alguns pontos de iluminação embutida para valorizar quadros e fotos. Minha intenção é dar o máximo de opções possíveis, não somente para a Maria Giulia e a Daniela, mas para as outras pessoas. O painel da parede deve ser revestido por papel de parede ou, no caso da Maria Giulia, receber lindos adesivos de borboletas, que elas já adquiriram.



Outra opção mais em conta para criar um painel na parede central é fazer duas peças de gesso para emoldurar o trecho da parede onde será aplicado um papel de parede.





Algumas opções de papel de parede legais são as criações da famosa designer de interiores canadense Candice Olson, apresentadora do programa de TV "Design Divino". Várias lojas no Brasil vendem a coleção de papéis de parede da Candice. Façam uma pesquisa na internet para descobrir a loja mais perto de você.


Ou vocês podem comprar os papéis de parede on line aqui





No centro do teto do quarto, sugiro um pendente. Como a Maria Giulia gosta de formas esféricas, separei três modelos legais, com preço bastante amigo. Cada um está disponível em três tamanhos, acho interessante usar o tamanho intermediário, 30 cm de diâmetro.




Pendente globe cristal - e-lustre

Pendente stylus globe -
e-lustre 

Pendente Silk Prata -
e-lustre

MOBILIÁRIO
Para complementar o painel, uma bela cabeceira de cama em couro (o papai da Maria Giulia pode cortar e substituir a cabeceira atual por esta. Será que ele também tem dons manuais?).


Cabeceira capitonê reta 1,00 x 1,10m – Hits Kids and Teens


Se vocês quiserem, ainda podem fazer facilmente uma cabeceira, usando uma placa de MDF, espuma e tecido. Vejam como é fácil fazer uma cabeceira, nestes vídeos:

  1. Como fazer cabeceira estofada - ver vídeo passo a passo aqui  
  2. Como fazer cabeceira estofada (modelo mais sofisticado) - ver vídeo passo a passo aqui  

O armário existente será pintado de branco. A Daniela me perguntou se deveria colocar adesivos de borboletas nas portas. Eu acho que é melhor manter bem clean, pois pode cair naquele caso que eu falei de quartos temáticos. Para o futuro, caso queiram um novo armário para a Maria Giulia, minha indicação é esta:



Guarda Roupa 2 portas de correr Eros Branco/Rosa – Lojas KD




Sobraram algumas prateleiras da bancada de estudo que a Daniela mandou fazer. Bem, eu não colocaria mais prateleiras na parede. Ao invés disso, porque não fazer um móvel com as prateleiras que sobraram, para colocar as caixas coloridas e os livros? Este seria o móvel, já aproveitando as dimensões das prateleiras:



Quem quiserem comprar pronto, este móvel também está disponível:

Nicho Cubo Duplo com Prateleira Branco – Lojas KD

Lembrando que as medidas do móvel pronto da Lojas KD são diferentes das medidas que coloquei acina, pois estou fazendo um aproveitamento das prateleiras que elas já possuem.

Como elas gostam de móveis com linha reta, separei este criado delicado para ficar ao lado da cama. Para o quarto não ficar muito entulhado, estou usando apenas um criado.


Criado mudo 2 gavetas – Criativa ArteMadeiras


O baú, elas já possuem e vão fazer uma reforma no mesmo. Para quem quiser adquirir um baú para guardar brinquedos, minha sugestão é este:




Baú com rodízio meu fofinho branco - Lojas KD

A bancada foi encomendada pela Daniela. É uma bancada muito grande (2,40 x 0,60). Mas ela terá também a função de abrigar a TV e o computador. Para acompanhar a bancada, uma cadeira moderna da Tok Stok, inspirada no famoso modelo de cadeira do designer Philippe Starck. Muito stylish!



Elizabeth Kids cadeira infantil -  Tok Stok
E, com este mobiliário, o quarto ficaria assim:



OK, a base está pronta. Agora vamos aos adornos.



ADORNOS



Para a cama, uma colcha com tom neutro e uma explosão de cores e estilos nas almofadas, mas sem perder a coesão.




Colcha solteiro Total Mix Matelasse 180 fios - Etna


Mini pilow floral - LojaMinha Vó Fazia
Almofada patch customizada - Loja Minha Vó Fazia


Almofada coração - Loja Minha Vó Fazia
Almofada de cetim com mini rosas – Hanna Padova
Almofada de flores de renda – Hanna Padova

O criado lindo ganha a companhia de um abajour de rosas de tecido. Daniela bem pode fazer este, hein, mamãe?  Neste blog tem um passo a passo para fazer as flores de tecidos para o abajour: Abajour de flores- como fazer


O móvel nicho abrigará os livros da Maria Giulia e alguns objetos pessoais e brinquedinhos, nestas caixas coloridas, algumas de papel e outras de acrílico colorido (mais uma vez um mix de materiais, texturas e cores).




Caixas coloridas de PVC - Idéia Presentes

Caixas organizadoras – Hits

O baú guarda os brinquedos e vira banco com estes dois futons coloridos, que podem sem comprados em diversas lojas.




Para o quarto, eu acho que o ideal é uma cortina longa totalmente branca e no bastão também branco, e decorada com borboletas de tecido (mais uma tarefa para você, Daniela).



Para quem não tem dotes manuais, pode comprar o kit de borboletas aqui: Kit aplique borboletas de tecido.


Mais cores fortes estarão presentes no tapete redondo (um luxo) e no cabideiro. A Maria Giulia tem muuuuuitas bolsas(mas será que ela usa todas??? Pq eu tenho um monte de bolsas, mas uso 2 ou 3 com frequencia...). Daniela, guarde as bolsas que ela menos usa e coloque as mais bonitas e mais do dia a dia no cabideiro.  


Tapete fru-fru pink redondo diâmetro 1,50 m - Mundo do bebê 
Austria Cabide Piso - Tok Stok


Para a bancada, lindos e úteis adornos! fazendo novamente o miz entre romântico e moderno e usando as cores da nossa decoração, sugiro estes adornos fofos (dá vontade de comprar todos!!!).


Luminária Trina base quadrada - D Design

Porta foto borboleta - Papelaria




Glam girl calendário – Tok Stok
Fofuras e costuras porta lápis e clips – Tok Stok
Fofuras e costuras porta treco – Tok Stok

E para as prateleiras, adornos lindos que organizam e decoram! O tema jardim e borboletas novamente presente...



Kit Caixas Passa Fita  - Cleusa Marques Bebê

Regador em porcelana - Cleusa Marques Bebê

Trio de mini vasos   - Cleusa Marques Bebê


E também colocamos outras caixas decorativas, para guardar os objetos que são menos usados no dia a dia e que ficarão nas prateleiras mais altas.



Caixa Gaveta Fly Colors - Hits
Caixa gaveta numero 1 - Hits

Para a prateleira mais alta, eu indico que vocês mandem enquadrar algumas fotos da Maria Giulia. Vai dar um charme a mais para a prateleira mais alta, que será menos usada e ficará mais decorativa. Olhem neste exemplo, que lindo, foram usados quadros e desenhos da criança. Eu amei!!!






A idéia era não entulhar o quarto (apesar de que tinha de colocar várias coisas que elas já possuiam). Para o futuro, quando a pequena não usar mais os brinquedos e estiver mocinha, o baú pode ir embora, o nicho vai para o lugar do baú e neste cantinho onde estava o nicho pode se optar por colocar uma poltrona (tornando o cantinho oficial de leitura) ou colocar uma penteadeira, que é um sonho de toda menina moça (e da maioria das mulheres adultas também, eu incluída entre elas).



A poltrona pode ser adquirida aqui:  Poltrona Comfy 0,80 x 0,90 x 0,86 m - Hits Kids and Teens
E a penteadeira provençal, depende do modelo, uma busca na internet ou em antiquários e lojas de segunda mão trará várias opções. Aquele aparador antigo  que muitas pessoas tem e não valorizam, renovado por uma pintura branca e adicionando um espelho provençal se transformarão em uma penteadeira perfeita e original!

 
É também neste cantinho do quaro que fica a parede que coloquei três spots, lembram? Pois bem, quando se está decorando um ambiente, sempre lembrem-se que as paredes são tão importantes quanto o mobiliário. Não deixem suas paredes nuas, ok, pessoal?! Para dar um charme a este cantinho, um mix de vários quadrinhos e fotos da princesa Maria Giulia. No centro da composição, um espelho provençal, criando uma composição única e cheia de estilo!




Espelho Itália 26 x 34 - Atuali Casa e Bebê





Quadro borboletas 30 x 35 cm - Atelier CleusaMarques
Quadro passarinho 25 x 34 cm – Loja Arte de Decorar




Quadros Divino Espírito Santo e Arabescos – Baby Design




Quadro Jardim 20 x 20 cm – Loja Amor Agarradinho

Porta-retrato 15 x 20 - Sartel Atelier 

E este é o resultado final de todos esses elementos juntos, compondo um ambiente onde o romântico e o moderno se integram e se complementam de maneira muito charmosa.

 


Espero que a Maria Giulia e Daniela tenham gostado e que possam aproveitar várias idéias no quartinho da princesinha. E que as sugestões colocadas aqui ajudem a outras mamães a se inspirarem.

E, no próximo mês, um ambiente que todo mundo adora: SALA!!!


Um beijo,




25 comentários:

  1. Falar que eu amei é pouco!!Seu projeto ficou divino!Fácil de executar em etapas e com opções bem interessantes de adornos!Vc fez as plantas no Corel?Adorei seu trabalho, Kate!Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro fiz no CAD para ver se minhas idéias cabiam, rssss... Depois fiz no Corel. Fica bom demais de visualizar no Corel, não é? Belzinha! Ahhh, mandei umas coisas para você por e-mail sobre aquele assunto que vc me escreveu hj.

      Excluir
  2. Daniela Furlan25/06/2012 08:04

    Bom dia Kate,

    Ameeeeeeeeeei!!!!!!!! Adoreiiiiiiiiiiii!!! Apesar de ter visto muito rápido, (pois estou no meu trabalho)adorei td, achei o novo lay out muito legal, só na planta mesmo pra ter noção. Vc me deu muito trabalho pra fazer eh!! mas vou adorar. Vamos fazer td com muito carinho. Tenho certeza que a Maria Giulia vai adorar, ficou bem clean, como ela queria. Á noite veremos todos os detalhes, e vamos nos falando... Parabéns pelo projeto e por alegrar-nos com suas ótimas idéias, tenho certeza que muitas mamães irão aproveitar!! Que Deus continue sempre iluminando e abençoando. Grande bj!!! Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiii, que óoootimo! Doida para saber a reação da Maria Giulia! Mais para o final de semana mando os arquivos, durante a semana está corrido!

      Excluir
    2. Daniela Furlan30/06/2012 22:16

      Olá Kate,

      Está semana foi muita corrida pra mim, por isso só hoje que fomos ver e rever todos os detalhes, não me canso de olhar e entrar nos links sugeridos, são d+. A Maria Giulia adorouuuuuuuuu!!!!!!!!!! Vamos fazer td com calma e a 4 mãos,ou melhor a 6, pois a Giulia também leva jeito de artesã..rsrsr. Mais uma vez muito obrigada pela dedicação e carinho. Que Deus preserve sempre suas boas idéias e a bondade que tens no coração. Bjs

      Excluir
  3. Kate, que coisa mais bem feita este post. Que capricho!!!!!!!!!
    Tenho certeza de que elas vão amar! Ficou lindo!!!!
    Achei lindo os quadrinhos de Santíssimo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oiê!!!
    Nossa, adorei o post... Quanto carinho e cuidado... Adoro essas coisas!
    E o projeto está MARAVILHOSO!
    Parabéns por essas iniciativa, e muitas pessoas que estão reformando a casinha poderão ter ótimas dicas aqui...
    Super bjooo

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaaaa, que lindo Kate !!!!
    Adorei tudo, as idéias, a disposição dos móveis !!!
    Parabéns!
    Bjinhos
    Daia

    ResponderExcluir
  6. Ei amiga!!!
    Que lindeza que ficou o quartinho...
    Parabéns pelas escolhas, amei o seu projeto!
    Beijo,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  7. Me deu uma vontade louca de voltar a ser menina... tudo muito harmonioso e suave, adorei Kate!

    ResponderExcluir
  8. LLLLLLLLLLindo Kate todo de bom gosto PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Kate..que capricho, q carinho...parabéns de verdade!!! Além de excelente profissional, vc é uma excelente pessoa!!Dispor do seu tempo assim só pelo intuito d ajudar é muito lindo!! Parabéns mais uma vez!! bjusss

    ResponderExcluir
  10. Kate que lindo, eu nunca vi um projeto assim, com tanta dedicação, capricho e ideias de moveis novos e reformados, muito muito muito bom!!! Espero que outros comodos possam ser uteis na minha casa nova!

    ResponderExcluir
  11. Kate, vc não existe de tão perfeita!! Descobri seu blog há alguns dias e estou apaixonada!! Vc é linda demais!! E tem um coração enorme! Me dá algumas idéias de móvel de banheiro em madeira, estou mudando em agosto, e até lá preciso montar meu banheiro.. pensei em móvel de madeira (qual a madeira mais indicada para peças úmidas da casa?), e uma prateleira na vertical para pôr toalhas... Se vc tiver algumas imagens de armários de banheiro, me mande, pois preciso entregar ao marceneiro. Sou tua fã... em tudo... decoração, receitas, filhote e marido (vc e Jean são fofos demais!). Beijão querida, Deus esteja sempre contigo!! Jana - janainadavila11@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana, minha querida, obrigada pelos elogios!

      Esta é uma daquelas semanas em que estou com a cabeça quente por várias coisas para fazer. Manda um e-mail para o receitinhaspararecemcasadas@gmail.com só para me lembrar, aí na semana que vem eu te respondo. Bjos.

      Excluir
  12. Nossa, como você é caprichosa! Fiquei babando em todos os detalhes e na forma que vc se pré-dispõe em ajudar. Paraaaabéns. Conheci o blog a menos de uma semana e já fui até os primeiros posts seus, kkkkkkkkkkkkk. Felicidades para vc e seu marido, pessoas como vcs merecem muito serem felizes :) To grávida e adoraria participar do próximo '' sua casa com design'', beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh, Ju, minha querida! Eu estou com outros 5 projetos para os próximos meses. Complicou! Obrigada pelos elogios. Um beijo!!!

      Excluir
  13. Parabéns Kate, o projeto ficou lindo demais, um capricho só! Bem coisa de menina, com certeza elas vão adorar.
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Que capricho nos detalhes!! Parabéns pelo post, Kate.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kate! Adorei o projeto e lhe agradeço pelas dicas que com certeza servirão para todos nós! Adoro o seu blog e sempre estou passando para ver o seu cantinho.
    Que Deus abençoe você e sua família linda! bjs Vivi

    ResponderExcluir
  16. Adorei ver nossas borboletinhas fazendo parte de um projeto tão lindo!
    Se precisar de fotos para outros posts, entre em contato que envio em alta resolução para você.

    Parabéns pelo blog ;)
    Bom final de semana

    Ana Paula Rodrigues
    www.casulodaseda.com

    ResponderExcluir
  17. Passeando para "colher" ideias, me deparei com esse post. Amei! Maravilhoso! Simples e bonito! O tipo do projeto "enxuto". Parabéns pelo trabalho. Demais!

    ResponderExcluir
  18. Tô amando O Sua casa com Design! Tô olhando CADA um!

    Como faço pra ter um ambiente decorado por vc?? Passa preços e tudo mais que preciso....

    Tudo lindo d+.

    ResponderExcluir
  19. Fofo mas esses spots em cima da penteadeira vão fazer sombra na hora de passar maquiagem..

    ResponderExcluir
  20. POR FAVOR Ñ GOSTEI MUITO BREGA .. QUALQUER UM PODE FAZER ISSO MAS KATY VC É LINDA

    ResponderExcluir