4 de junho de 2012

O prazer de dar sem esperar nada em troca

 Imagem: maisyaagatha.com

Atualmente, o mundo anda muito estranho... As pessoas colocam seus interesses pessoais acima de tudo. A maioria simplesmente pensa: "Ajudar? Até pode ser, mas o que vou ganhar em troca?".

A vida não precisa, nem deve ser assim. Quero muito imaginar que as pessoas possam voltar a usar (e vivenciar) palavras como Gentileza, Desprendimento, Generosidade, Boa Vontade e Amabilidade. Fazer boas ações sem esperar nada em troca. Principalmente: ajudar a quem você sabe que pouco ou nada poderá lhe oferecer de volta naquele momento.

Outro dia, eu ajudei uma pessoa. Ela estava me contando sobre um projeto pessoal e vi que ela estava um pouco "desassistida". Ela não me pediu qualquer ajuda, mas eu notei que eu poderia ajudar, pois tinha conhecimento e experiência sobre aquele assunto. Eu dei a solução para a questão dela. E essa pessoa ficou  imensamente feliz, totalmente maravilhada com a ajuda inesperada. E eu... Fiquei mais feliz ainda!

Já repararou que, quando você dá um presente a alguém e a pessoa gosta muito, você fica tão ou mais feliz que a pessoa? É assim que acontece com um ato de bondade e de generosidade que você faz para alguém que precisa muito. Você se sente com a alma renovada. Talvez, o outro não tenha nada a te oferecer além de um "muito obrigado". E, ainda assim, você se sentirá muito feliz, realizado, pois fez o bem sem esperar nada em troca.

Contudo, tenha certeza de que o seu gesto renderá frutos a você mesmo. Tudo o que você faz de bom nesta vida retorna a você, algumas vezes multiplicado. Pode não ser naquele momento. Mas, que seus bons atos serão recompensados, isso é fato. Permita-se exercer plenamente a generosidade. E você verá as maravilhas que inundarão a sua vida.


16 comentários:

  1. Kate sempre entro no blog para ver as atualizações e hoje a primeira atitude foi ficar feliz de ver que tinha post novos... quando eu vi sobre o que era confesso que pensei "ah que pena eu queria receitas, ou moda, ou decoração etc" mas até que fui pensando isso, comecei a ler o post e na metade voltei e li do início novamente, pois realmente me tocou... fui criada aprendendo que deve ajudar as pessoas, mas na correria do dia a dia e devido algumas decepções, eu parei 100% de ajudar, levei fama em casa que não gosto de fazer favores, enfim, sempre a resposta era não, independente para quem fosse... no entanto, depois desse post que realmente me tocou, senti necessidade de voltar a fazer pequenos gestos e pequenas ajudas... tenho certeza que além de fazer bem para alma... minha mamy que já começou a envelhecer voltará a ficar feliz de ver o resultado da sua educação!!!!! Bjos obrigada e uma semana abençoada para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! E eu ganhei o dia com este comentário! Vou trabalhar até mais feliz agora, pois minha mensagem atingiu um coração!!!

      Excluir
  2. Kate, adorei seu texto e penso exatamente como vc...a vida não é só feita de trocas materiais, quando ajudamos alguém temos uma troca de energia imensa, e essa energia se chama amor!!O amor se multiplica e o universo sempre nos retorna, muitas vezes nem sabemos, mas estamos sendo abençoados com tantas graças!Quantas coisas ruins que poderiam ter acontecido e fomos protegidos?
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sabia que vc concordaria 100%, Belzinha!

      Excluir
  3. Oiê!!
    Adorei o post.
    Acredito que falta amor e Deus no coração das pessoas... O “mundo” só sabe reclamar e não faz nada para mudar isso!
    Super bjoooo
    Ah, passa lá no blog, um super sorteio!

    ResponderExcluir
  4. E Jesus disse: "Amai ao próximo como a si mesmo".
    Infelizmente o mundo anda muito individualista. As pessoas egoístas...
    Vejo até mesmo na Fraternidade, alguns fazendo o bem porque temos a premissa de ajudar ao outro. Mas não ajuda por desinteresse ou pela essência de reconhecer a importância desse ato.
    Mas para conseguir bônus hora... rsss..
    Triste essa realidade!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto,atualmente ás pessoas não se importam umas com as outras...em fazer o bem sem olhar á quem...
    Gosto e tento sempre ajudar o próximo,me sinto melhor
    comigo mesma e muito mais leve.
    Linda semana pra você.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Também penso assim Kate !
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Kate,você realmente falou a coisa certa nest post, hoje em dia a frieza e o pouco caso alheio imperam sobre as pessoas,percebo isso a todo momento, pessoas que procuram pessoas pela sua situação financeira, pelo status e esquecem do mais importante: a essência que cada um carrega em si. Eu procuro me aproximar de pessoas boas, com o coração de manteiga (como o meu), com boa essência, mas o mundo nos impõe a todo instante nos deparar e também a dar assistência as pessoas que ignoram as outras pelo simples fato de não poder dar o que elas procuram. Nós somos o resultado que a bondade, o desprendimento e a generosidade está acima de tudo e agradeço a Deus por me manter com a minha essência todos o dias, esquecendo os maus feitos e procurando um novo rumo sempre.

    Boa semana querida!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiiiii Kate adorei a mensagem e procuro seguir a risca e uma vez ouvir uma frase e nunca mais esqueci FAZEI AO BEM E NÃO ESPORTA A QUEM. beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, muita gente não se importa com o próximo. Esses dias tava lendo um blog, de uma moça que tem um filho com Leucemia, e tinha uma postagem de um moço que viajou muito para ir ao Rio de Janeiro doar a medula a um doente sem nem mesmo saber para quem era. Eu também concordo, que o que se faz de bom aqui, recebe aqui.

    Eu acho que vale muito a pena quem puder ver o blog o endereço é esse http://casadopedro.blogspot.com.br/2012/06/fazendo-o-bem-sem-olhar-quem.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quem dar com alegria como o sol brilhara e Deus o recompensara .

    ResponderExcluir
  12. Um texto maravilhoso, mas, será que entra no coração das pessoas, e faz moradia?

    ResponderExcluir