20 de março de 2012

Bolo de Laranja em duas versões!

Bem, turminha, como foi dito nos comentários do meu desastroso Bolo de Laranja, o que fez com que ele ficasse feio foi a conjugação da temperatura do forno (eu pré-aqueci na temperatura máxima, porque havia esquecido de iniciar o pré-aquecimento na hora em que deveria) com tempo de assar (o Jean chegou em casa e eu me esqueci do bolo, rssss).

Mas, ocorreu um milagre: o Jean, que não gosta muito de bolos, amou este! Exatamente por causa da casaca de laranja. Como ele é super fã de café com aquelas casquinhas de laranja açucaradas, o bolo foi perfeito para seu paladar. Farei novamente em breve!

Agora, vamos às receitas. O bolo da Sílvia é sofisticado (como ela, rsss). Não achei a farinha de amêndoas; depois ela me disse que ela costuma triturar as amêndoas, fazendo a farinha. Pelo que eu entendi, e também vendo as fotos, o bolo da Sílvia fica menorzinho (na receita fala que rende 8 porções). Eu peguei algumas das idéias da receita dela e fiz o bolo da maneira com que eu costumo fazer bolos tradicionalmente, e coloquei 1 xícara de suco de laranja. Acredito que os dois bolos tem as suas virtudes e sabores especiais, por isso, vou colocar as duas receitas.

Não deixem de usar o papel manteiga, essencial para o bolo ser desenformado inteiro. E comprem as laranjas com casca bem amarelinha. Bom café da tarde para vocês!!!



Bolo da Sílvia, lindo e perfeito















Bolo de Laranja 1 - (receita da internet passada pela Sílvia)

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

4 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de baunilha
1 xícara de farinha de trigo com fermento
150g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara) de farinha de amêndoas
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão siciliano


Cobertura de laranja

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
2 laranjas grandes, com a casca, em fatias finas



Modo de Fazer



Pré-aqueça o forno a 180ºC. Para fazer a cobertura, coloque o açúcar a água numa frigideira grande antiaderente (usei uma frigideira de aço comum) e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Adicione as fatias de laranja e cozinhe entre 10-15 minutos ou até que a fruta esteja macia. Retire do fogo e reserve.

Coloque os ovos, o açúcar e a baunilha na batedeira e bata por 8-10 minutos ou até que tripliquem de volume, formando um creme clarinho e espesso. Peneire a farinha de trigo sobre a mistura de ovos e misture delicadamente com uma espátula de borracha/silicone, de cima para baixo – você não quer perder muito do volume da mistura.


Acrescente a manteiga, a farinha de amêndoas e as raspas de limão e misture da mesma forma.

Unte uma forma de 20cm e forre-a com papel manteiga duas vezes – tanto as laterais quanto o fundo; use uma forma funda e deixe uns 2,5cm de papel para fora da forma, formando um colarinho, para segurar a massa quando ela começar a crescer.

Arrume as fatias de laranja no fundo e nas laterais da forma, sobre o papel, e reserve a calda. Despeje a massa de bolo sobre as laranjas e asse por 50-60 minutos (faça o teste do palito). Vire o bolo numa gradinha e derrame parte da calda sobre ele. Deixe esfriar antes de servir.


Sirva a caldinha numa molheira à parte.



Bolo de Laranja 2 (Versão da Kate)



Rendimento: 20 porções


Ingredientes

3 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de suco de laranja
2 colheres de manteiga


Calda

1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de açúcar
3 laranjas grandes, com a casca, cortadas em fatias finas


Modo de fazer

 
Prepare a calda, colocando o açúcar e a água numa frigideira grande antiaderente e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Adicione as fatias de laranja e cozinhe até que a fruta esteja macia. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 24 cm com fundo removível com óleo e forre-a com papel manteiga duas vezes – tanto as laterais quanto o fundo; deixe aproximadamente 2,5 cm de papel para fora da forma, formando um colarinho, para segurar a massa quando ela começar a crescer. Arrume as fatias de laranja no fundo e nas laterais da forma, sobre o papel, e reserve a calda. Despeje a massa de bolo sobre as laranjas. Reserve.

Numa vasilha, peneire a farinha, o fermento e reserve.

Bata as claras em neve e reserve, guardando-a na geladeira.

Bata uma xícara de açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Vá adicionando aos poucos o suco de laranja, a farinha de trigo com fermento e bata novamente. Acrescente as claras em neve e misture.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Sirva com a calda de laranja por cima.

4 comentários:

  1. Maravilhoso esse bolo vou fazer no final de semana.BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo fica lindo, vou tentar fazer! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahhh... agora sim!
    Vou tentar fazer um... mas estou longe dos seus dotes, Kate!
    E que bom que o Jean gostou.

    :)

    ResponderExcluir