15 de fevereiro de 2012

Aprendendo a fazer churrasco - Picanha

Já contei para vocês que a mais nova paixão do Jean é a sua churrasqueira. Ele é uma pessoa bastante perfeccionista; tanto quanto eu. E ele disse que só irá receber pessoas para churrasco aqui em casa quando tiver dominado a técnica de como fazer. Para isso, ele tem visto vídeos no youtube sobre como fazer churrasco. E colocou em prática a preparação da picanha, que vou mostrar aqui.

Ele ainda está aprendendo, viu gente? Então, se alguém que estiver lendo tiver alguma dica para nos dar, iremos adorar e valorizar muito!

Primeiramente, vamos ao corte da picanha. Ele pegou uma peça de 1,2 kg. Marcou uma largura de 4 dedos e faz o corte. Depois foi repetindo o corte no resto da carne, sempre com espaçamento de 4 dedos.


Pegou a carne cortada e dobrou, como na segunda foto. Colocou a carne dobrada no espeto. Salpicou sal grosso e deixou "descansar" por 5 minutos, para a carne absorver o sal, antes de levar à churrasqueira.


Para acender a churrasqueira, ele comprou estes tabletinhos cor de rosa, chamam-se "Acendedor para carvão e lenha". São vendidos em qualquer supermercado. Coloca-se o tabletinho semi-enterrado no carvão e joga-se o fósforo em cima do tabletinho. Pronto. Sem precisar de usar álcool e outras práticas antigas e perigosas.

E a carne começou a ficar dourada e cheirosa!



Ainda usamos este deliciooooooso queijo coalho em espetinhos para assar... Hummmm, muito bom!




E fiz um molho para a carne, usando azeite, aceto balsâmico, catchup, água e molho de pimenta. Nada com medida, fui adicionando os ingredientes e provando. Também não podia faltar uma farinha torrada na frigideira com manteiga.




E o primeiro resultado dessa experiência está aqui! Olha, eu não entendo nada de churrasco, entendo do prazer de comer bem. E posso dizer, pelo meu entendimento de boa mesa, que o resultado ficou Soberbo!!!





Um brinde ao churrasco do Jean!!!!!!!




E por aqui vou ficando e retorno depois do carnaval. Desejo a todos um ótimo descanso ou curtição ou ambos! Excelente carnaval, turminha!!!

17 comentários:

  1. Que churrasco caprichado!! Adorei! Eu costumo também fazer vegetais em rodelas grossas grelhados, só temperados com shoyu no final. E, para a sobremesa, coloque bananas com casca e deixe até ficarem pretas. Depois, abra cuidadosamente, retire a casa e polvilhe com açúcar e canela! É um gran finale para o seu churrasco!!! beijos e bom carnaval para vcs tb!! Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A banana eu vou fazer com certeza absoluta, já deu água na boca só de pensar. Amo banana assada! Dá até para colocar uma bola de sorvete. Hummmmm!

      Excluir
  2. Hmmmm... fiquei com água na boca.
    Adoro churrasco e como tb entendo da parte "está bonito e saboroso vamos comer" o Jean já está aprovadíssimo como churrasqueiro.
    Beijosss e ótimo carnaval

    ResponderExcluir
  3. Estão profissionais!!!!!! adorei, Kate...e esse queijo vende aqui tb...marido amaaa e eu acho calóricoooo, mas acompanho, né???? não basta ser esposa, tem que participar...rsrsrs
    Beijos, lindona ♥

    ResponderExcluir
  4. Que delícia !!! E eu, como uma gaúcha que AMA churrasco, posso dizer pela foto, que realmente ficou divido e deu água na boca !!!! Adoro carne mal passada... hehehe

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAi quanta deliciaaaaaa,adorei a dica do tabletinho não sabia que existia isso, a guerra aqui é que meu amado marido demoraaaaa para acender a churrasqueira kkk vou passar a dica para ele,o churrasco está com a cara otima e essa asinha douradinha hum Kate se der queria saber qual o segredo.Otimo fim de semana para vocêS tambem beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jean falou que não teve segredo, ele só virava as asinhas de vez em quando, para dourar dos dois lados. Aiii, já estou doida para o próximo churrasco!!!

      Excluir
  6. Kathleen, que covardia! Cheguei cheia de fome e quando abri seu blog essa delícia de churrasco!
    Adoreiiii as idéias.
    Uma dica: beringela em rodelas na churrasqueira fica uma dílicia!
    Obrigada pelo email !
    Beijinhus e um ótimo carnaval!!

    ResponderExcluir
  7. Shirley Pereira20/02/2012 00:41

    Oi Kate!
    Nem sei dizer como cheguei aqui, mas estou adorando tudo!
    Os assuntos são ótimos e seu carinho e delicadeza tornam tudo encantador
    por aqui.
    As receitas são incríveis e chegaram num momento em que eu estava
    pensando seriamente em testar novos pratos para variar um pouco o cardápio
    aqui em casa. Gosto de cozinhar, mas ultimamente tenho repetido bastante as que a turminha aqui em casa gosta mais.
    Anotei várias e estou bem empolgada para fazê-las.
    Parabéns pela dedicação.
    Felicidades! Sempre!
    Abraços
    Shirley
    sarpereira22@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria em ler sua postagem, Shirley. Amei!!!Fazer um blog dá um trabalho danado, mas é bom nos dedicarmos a coisas diferentes na vida, não? Se não fosse por pessoas como você, que me incentivam, talvez não continuasse por tanto tempo!Um bjo enorme ebom finzinho de carnaval!

      Excluir
    2. Dá sim, Kate! Trabalho com artesanato e mantive por um bom tempo um fotolog. Claro que não dá para comparar com um blog como o seu, extremamente didático e fotografado em todos os detalhes, mas lembro que exigia muita dedicação. E por absoluta falta de tempo, tive que fechá-lo. Meu trabalho exige muitas horas de trabalho em casa, então tive que priorizar minhas encomendas. Mas, sinto muita falta do contato que tinha com as meninas que conheci através dele.
      Amei seu comentário.
      Um grande beijo para você também.

      Excluir
  8. Olá Kathleen! Conheci a pouco tempo seu blog (três dias, mais precisamente) e me encantei por ele! Além das receitinhas com o passo a passo tão simplificado, te achei uma pessoa muito simpática, de muito alto astral! Adorei também a seção "Plenitude"! Já estou seguindo seu blog e aguardarei suas próximas postagens! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que me achou, xará da minha irmã! A seção Plenitude é muito importante para mim, muito mesmo... Na verdade, foi como tudo começou, eu queria abrir um canal para falar com as pessoas sobre as coisas de Deus e passar uma mensagem boa para os dias difíceis. Ele era um blog separado, mas juntei com o receitinhas e acho que ficou um bom resultado. Um beijo e obrigada pela força!

      Excluir
  9. Oi Kate, estou adorando seu blog. Moro em Gaspar - SC, sou casada há dois meses. Seu blog tem ótimas dicas. Está sendo um prazer acompanhar.

    Um grande abraço.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber disso, Mayra! Um biiiiig beijo!

      Excluir
  10. Kate, Boa Tarde!

    Não tenho blog mas, adoro ler o seu...vejo quase toda semana e adoro seus posts...
    Vi no site que adoro estas dicas sobre churrasco e lembrei deste post seu, segue:http://mdemulher.abril.com.br/blogs/anamaria-receitas/2012/02/17/dicas-para-um-bom-churrasco/
    DEUS te abençõe sempre! Beijos, Nayara

    ResponderExcluir
  11. Gente, o Jean está quase um gaúcho legítimo, fera no churrasco!

    ResponderExcluir