17 de janeiro de 2012

Jantar Tailandês

Eu já contei para vocês aqui no blog que ganhei um kit home chefs da minha amiga Marcela! E hoje vou mostrar para vocês o que esse delicioso presente resultou. Nos divertimos muito fazendo o jantar e o Jean me ajudou full time nesta receita. Se cada chef que se preza tem o eu Sous Chef, que é o seu braço direito, posso dizer que o Jean foi  meu Sous Chef. O problema é que o meu Sous chef escolhe serviço e, na hora de limpar o camarão, ele disse que precisava tomar banho e vazou! Pode uma coisa dessas???

Mas, voltando ao nosso assunto, a culinária tailandesa é surpreendente, por misturar o sal, o doce, o picante e o ácido, sendo que esses quatro elementos devem estar em equilíbrio, e jamais um elemente deve sobressair ao outro. O molho de peixe substitui o sal em vários pratos. Portanto, sem exagero no sal, ok, pessoal?

Outro ponto forte dos pratos tailandeses é a aparência, com pratos visualmente atrativos, muitas vezes servidos na própria fruta, como será o nosso caso. Afinal, come-se também com os olhos.

No que se refere a bebidas, não existe uma bebida tipicamente tailandesa e o suco de frutas é muito utilizado. Para esse jantar, fizemos um coquetel di-vi-no!

Como sobremesa, eles utilizam alguns ingredientes como arroz, leite de cocô e banana. Pode-se também servir frutas. Não fizemos sobremesa desta vez.




 A receita não dá trabalho nenhum para fazer, somente limpar o camarão que é chato. Mas, decidi que, a partir de agora, comprarei aquele camarão pequeno e congelado no supermercado e, somente para decorar, compro um grande e limpo na hora. Ahhhhhhh, preciso dizer que o prato é incrivelmente delicioso???












Arroz Tailandês no abacaxi

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 xícaras de arroz jasmim
1 abacaxi
400g de camarão
Molho de peixe tailandês “Nam Plá”
100 ml de leite de côco
1/2 colher de sopa de Curry
3/4 de colher de sopa de Açúcar mascavo
Pimenta branca a gosto
Castanha de caju torrada a gosto
Uvas-passas brancas a gosto
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de manteiga
1/2  colher de chá de sal
Meio cubo de caldo de galinha, diluído em 3 colheres de sopa de água

Modo de fazer


Limpe os camarões, lavando-os em água corrente, retirando a cabeça, o rabinho, as cascas e, dando um corte longitudinal no dorso do camarão, retire a linha escura que irá aparecer.  Nos camarões que você for usar para decorar o prato, faça o processo de limpeza normal, mas deixe os rabinhos. Reserve.

Em uma panela, refogue os grãos do arroz com manteiga e sal. Adicione água, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, baixe o fogo e tampe a panela, deixando cozinhar por 10 minutos ou até que toda água evapore e o arroz esteja cozido. Reserve.

Lave o abacaxi e corte no meio, no sentido do comprimento.

Retire a polpa do abacaxi, passando a faca bem próxima da casca e levantando com uma colher. Guarde a casca sobre papel toalha, com a parte de dentro para baixo.

Corte a polpa em cubos pequenos e reserve 100g (cerca de uma mão cheia).

Em uma panela grande, aqueça o óleo e acrescente o camarão. Tempere com sal e pimenta e frite até dourar.

Coloque o alho, frite mais um pouco e misture os cubos de abacaxi. Adicione o caldo de galinha, o leite de côco, o curry, o açúcar mascavo e o molho de peixe, mexendo bem.

Acrescente o arroz jasmim e misture bem por uns 3 minutos.

Sirva dentro da cavidade do abacaxi, salpicando os amendoins e passas brancas por cima e ao redor do prato.


Agora, o drink maravilhoso!!! Meu sous chef preparou tudo e ficou uma perfeição. Usamos um dos espumantes rosés que trouxemos da Itália. Rendeu 6 porções e, obviamente, tomamos todas a seis porções!










Coquetel de Abacaxi com espumante rosé


Rendimento: 6 porções
Ingredientes

1 taça de vinho branco
2 xícaras de abacaxi picado
1garrafa de espumante rosé
Abacaxi e cereja para decorar


Modo de fazer

Bata o abacaxi com o vinho branco no liquidificador e depois passe o suco em um coador. Leve ao congelador por no mínimo 1hora e meia. Coloque a mistura semi congelada em 1/3 de uma taça. Complete o restante com o espumante, decore e sirva a seguir.








E, para compor o clima, jantamos na nossa linda varanda! Nem preciso dizer o quanto estou in love com a nossa varandinha, desde a inauguração, já foram três cafés da manhã, 1 churrasco e esse jantar no nosso espaço natureza. Aproveitando intensamente o tempo bom do verão 2012!



19 comentários:

  1. Adorei...com ctz irei copiar esse jantar!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Kate, que apresentação linda, apesar de Tailandês é uma ideia para uma festa tropical, adorei o abacaxi no lugar do prato,show!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Kate, estou impressionada com a beleza desse jantar. Bom, acho que não preciso provar pra dizer que ficou uma delícia ...rs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sabia que vocês iam gostar. O prato é divino!!!!
    Fiquei com muita vontade de saboreá-lo novamente.
    Ah... e como te falei, ficou ótimo o jantar na varanda... combinou demais!

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo seu jantar, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. vc arrasaaaaaaaaaa!!!
    me dá umas aulinhas???????????
    comi um arroz tipo esse em porto de galinhas, no abacaxi mesmo!!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Linda, simpática, inteligente e suuuuper pronta a ajudar as pessoas... obrigada por nos presentear com esse blog... parabéns novamente pelo bom gosto desse seu espaço natureza... que você tenha momentos maravilhosos sempre na sua vida!!!! Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Pena que não gosto da culinaria tailandesa,mais ficou tudo mmmmuito bonito como sempre, Kate fiz o musse salgado no almoço que fiz para meus sogros e fez maior sucesso e coloquei o nome de MUSSE DA KATE e todos perguntaram porque eu respondi eu conto o milagre mais não o nome do santo kkkkk. BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  9. Ficou tudo lindo mesmo.
    Vc é show.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Humm que jantar caprichado heim?? Adorei, que coquetel mais lindo! Nossa! acho que foi super romantico! Só uma curiosodade: qual a sua profissão?bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou arquiteta, Nathalya! Obrigada pelos elogios!

      Excluir
  11. Nossa Kate!! Você faz parecer tão fácil... Eu vou penar com esse negócio de cozinhar quando eu casar!! Mas vou estar sempre por aqui para aprender vada vez mais!! Obrigadinha!!! Beijos

    chocolatecomcocada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa.... que arraso, que romântico!!!!
    Amei!!!! Super beijooo

    ResponderExcluir
  13. Oi Kate! Parabéns pelo prato, ficou lindo. Adoramos a sugestão de drink para acompanhar. Podemos publicar em nossa fanpage? Vamos indicar o Receitinhas em nossa seção de Blogs de Culinária. Obrigado! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ficou tudo delicioso e perfeito realmente! Sim claro, pode publicar e obrigada pela indicação!

      Excluir
  14. uau q jantar exótico.. aposto q deve ter ficado tudo mto bom!! oena q não tenho esse dom rs...
    adorei o seu blog estou te seguindo!
    bj

    ResponderExcluir
  15. Kate, estou querendo fazer esse jantar, mas estou em dúvida quanto à quantidade de vinho do drink. Quando você diz uma taça é a medida até a "boca" da taça ou a quantidade que colocamos para beber?
    Obrigada, bjs!!

    ResponderExcluir
  16. Amiga,
    Você se superou na preparação do jantar, o prato ficou maravilhoso, o drink perfeito, o local super agradável, e até o seu look estava em harmonia (essa saia é divina).
    Fiquei super feliz que vocês tenham gostado.
    Beijinhos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  17. Oi Kate, td bem? Procurando sobre comida tailandesa encontrei seu blog!!! :-D Terça agora farei 5 meses de casada e no dia seguinte é dia dos namorados! Vou fazer uma comemoração prolongada, eu acho! rsrsrs :-p Menina, vou copiar seu jantar, viu?! Depois te conto ou posto no blog (sem as receitas, claro) como foi! rsrsrsrs :-p

    Depois me visite qdo quiser, ok?! www.samlivetno.blogspot.no
    Beijoooo
    Priscila

    ResponderExcluir