8 de novembro de 2011

Escondidinho de Camarão

De volta às receitas!

Após 40 dias de férias das receitinhas, resolvi colocar uma beeeeeem deliciosa e ao mesmo tempo bem simples de fazer! É muito gostosa esta receita, uma textura leve, um sabor maravilhoso... Recomendo muitíssimo! E o legal é que dá para servir também como petit porção, em festinhas íntimas.

Imagina que luxo, servir para os amigos escondidinho de camarão em lindos e delicados ramequins! Nas petit porções é válido colocar um caramão inteiro decorando. Serão só elogios!!!















Escondidinho de Camarão


Rendimento: 6 porções


Ingredientes

300 g de camarão
2 tomates bem maduros e sem pele
1/2 colher de sopa de extrato de tomate
1 cebola média picada
600 g de batata cortada em pedaços
1 1/2 xícara de leite
1/2 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
2 fatias de mozzarela
Cheiro verde picado
2 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de mostarda em pó


Modo de fazer
Limpe os camarões, lavando-os em água corrente, retirando a cabeça, o rabinho, as cascas e, dando um corte longitudinal no dorso do camarão, retire a linha escura que irá aparecer. Tempere os camarões com sal e uma pitada de pimenta do reino. Em uma frigideira com um fio de azeite, sele-os de ambos os lados por aproximadamente dois minutos. Reserve.

Prepare o molho de camarão, refogando o alho e a cebola em um fio de óleo. Acrescente os tomates e deixe ferver até que fiquem macios. Acrescente o extrato de tomate. Acrescente o cheiro verde. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Por último, acrescente os camarões. Misture bem, desligue o fogo e reserve.

Pré-aqueça o forno a 200ºC

Cozinhe as batatas cortadas em pedaços em água salgada até ficarem bem macias. Escorra e passe as batatas no espremedor. Transfira para uma panela e leve ao fogo. Vá adicionando o leite aos poucos. Adicione manteiga, pimenta do reino, uma pitada de mostarda e misture. Cozinhe, mexendo sempre, até tornar-se um creme consistente. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Monte o prato da seguinte forma: em um refratário, coloque no fundo o molho de camarão. Reserve um pouco do molho. Cubra com purê de batata. Por cima do purê, coloque o requeijão. Pique fininho duas fatias de mozzarella e salpique sobre o purê. Leve ao forno até derreter o queijo. Aqueça o restante do molho de camarão e coloque sobre o purê, logo que tirar do forno. Sirva a seguir.

10 comentários:

  1. Huuuummm!!!! Não me faça passar vontade, rsrsrsrsr

    Eu adoro e sempre faço o escondidinho de carne seca, agora este de camarão deve ficar um espetáculo. Vou experimentar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. hummm! Fiquei com agua na boca!! doida p fazer os receitinas!!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar muitoo de camarão, deu água na boca...

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Bom demais, adorei a receita.

    Inspirador para o fim de semana.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummmmmmmmmmmmmmmm,
    Parece até que estou sentindo o cheirinho....

    Su

    ResponderExcluir
  6. Kate;
    achei seu blog por acaso quando buscava na internet uma receita de acompanhamento para picanha no forno, pois assim como você sou recém-casada e amo cozinhar. Eis que comecei a ler seus posts e não consegui parar na 1ª receita. Tens agora uma leitora assídua e já passei o endereço para minha irmã que se tornará em breve uma "jovem senhora" como nós.
    Parabéns pela ideia. Amei. E meu maridinho com certeza também!

    ResponderExcluir
  7. Fico extremamente feliz, Débora. Estou ansiosa para que a sister venha e se apresente! Um big beijo!

    ResponderExcluir
  8. Isso só tem 1 palavra: perfeição hahaha! Adoro escondidinho, de camarão então... ui. Aqui em casa marido faz de bacalhau com o purê de aipim. Fica demais! Beijokas Kath

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir