6 de outubro de 2011

Roma - Do Coliseu ao Mercado de Trajano

Finalmente, chegou o dia de visitar o Coliseu!

Planejamos um roteirinho bem intenso:





A)     COLISEU
      B)      ARCO DI COSTANTINO
      C)      PALATINO
      D)    FORUM ROMANO
      E)      TULLIANUM O CARCERE MAMERTINO
      F)      ARCO DE SEPTIMIUS SEVERO
      G)     IGREJA DE SANTA MARIA IN ARACOELI
      H)     PIAZZA DEL CAMPIDOGLIO
      I)        MONUMENTO VITTORIANO EMANUELE II
      J)       PIAZZA VENEZIA
     K)      MERCADO DE TRAJANO


Na saída da estação do metrô, o Coliseu já mostra sua imponente presença...




O Coliseu foi construído entre os anos de 70 e 90 DC. Sua capacidade original era de aproximadamente 50.000 pessoas. Posteriormente, a construção foi ampliada com um quarto andar, podendo abrigar então cerca de 90.000 espectadores. O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos e deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média.









A planta é elíptica, com dois eixos (190 x 155 metros). A Arena tem 87,5 x 55 metros e o piso era de madeira, coberto de areia para absorver o sangue dos combates.





Sofreu com terremotos e diversas pilhagens, inclusive era comum retirar pedras do Coliseu para usar em outras construções.
 A arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais; quanto mais alta a arquibancada, mais baixa era a classe social da pessoa que a ocupava. Os bancos mais baixos e mais próximos à arena eram reservados para os imperadores e para pessoas da nobreza, eram feitos de mármore e neles estavam gravados os nomes dos seus ocupantes.


Nos subterrâneos, ficavam as jaulas dos animais, bem como todas as celas e galerias necessárias aos serviços do anfiteatro.



Quase dois mil anos de história passando por minhas mãos......................................








E o Imperador Jean decidindo se o gladiador derrotado deve morrer...................................................


Realmente, o Coliseu é IMPERDÌVEL, e um lugar para voltar mais vezes na vida!


Ao lado do Coliseu está o Arco de Constantino, monumento dedicado a vitória de Constantino na batalha de Ponte Milvio no ano de 312.



Saindo do Coliseu, fomos à portaria que dá acesso ao Palatino e ao Foro Romano. Essa área é considerada o berço do Império Romano, pois foi o local de residência dos mais altos cidadãos da Roma Antiga, assim como dos imperadores.



Mas, sinceramente... Cansativo demais! É um lugar enorme e você vai andando sem saber muito bem para onde, porque o mapa que é fornecido não é suficiente claro (pelo menos não aos meus olhos de leiga). E, por mais que você queira achar uma das três saídas, acaba tendo de fazer todo o percurso.




Um sol de meio dia na cabeça, subindo e descendo em território irregular, a fome e sede com força total e na minha cabeça um só pensamento: Onde é a saída???????
É claro, pessoal, que o meu relato não pode direcionar um futuro passeio de vocês, tudo depende das condições da pessoa no momento. O Jean encarou o passeio numa boa... Mas, olha a dica: o ticket do Coliseu, vale para Palatino e Fórum Romano. E este ticket vale por dois dias. Então, façam o Coliseu em um dia e os outros dois locais no outro dia!




E no final, o arco de Septímio Severo, que foi construído no ano de 203, no lado noroeste numa homenagem do senado romano ao Imperador Septímio Severo e aos seus dois filhos, Caracala e Geta, para celebrar a vitória com os Partas em mais uma das campanhas militares de Roma.


Este é um lugar importante para a história cristã: O Cárcere Mamertino, conhecido também com Tullianum era uma prisão localizada no Fórum Romano e foi o lugar onde São Pedro e São Paulo foram aprisionados. Dizem que os dois guardas da prisão, os santos Martiniano e Processo, foram convertidos e batizados por Pedro e eles também foram martirizados.



Acabamos entrando em uma rua diferente, saindo da sequência do roteiro e chegamos no Mercado de Trajano, que era um complexo de edifícios de seis andares com várias salas, construído em Roma, durante o sec II, durante o reinado de Trajano.



Agora estava mais do que na hora de almoçar!!!!!!!! Fomos a um restaurante muito legal, nas proximidades da Piazza Venezia. O restaurante chama-se "The Glass".





E então nós comemos...



... Como comemos...




Comemos muito e bem!



Após um breve descanso, mais pontos turísticos a visitar! Chegamos à Piazza Venezia.




Palácio Venezia: Bela fachada renascentista e muitas das pedras utilizada em sua construção são foram retiradas do Coliseu, prática muito usual na época. Era nas suas sacadas do palácio que Benito Mussolini fazia os seus discursos, durante os anos do fascismo.




Depois, o monumento Vittorio Emanuele. O Monumento é uma homenagem a Vítor Emanuel II, unificador e primeiro rei da Itália. Foi inaugurado em 1911.
Os Romanos não gostam muito do monumento, pois, além de uma grande área do Monte Capitolino ter sido destruída para sua construção, a edificação é considerada demasiada pomposa e grande. Por seu uma construção muito quadrada, os romanos apelidaram-na de "máquina de escrever".







No alto da colina do Campidoglio, a igreja de Santa Maria in Aracoeli.




E a Piazza del Campidoglio, que é considerada a mais bela da Europa, e foi projetada por Michelangelo em 1536.












Ela é circundada por três palácios renascentistas, e em um deles funciona o Museu Capitolino.
No centro da praça encontra-se uma réplica da estátua equestre do Imperador Marco Aurélio. A original está no Museu Capitolino.



Um aspecto interessante e que nos ajuda a entender o contexto histórico em que a praça foi idealizada é que a praça foi implantada de costas à Roma Antiga (que para eles agora representava o passado) e de frente para Vaticano que era o novo centro de poder da época.



Depois disso, como conseguimos cumprir todo o itinerário cedo, resolvemos ver dois locais que deveriam ter sido feitos no primeiro dia e não foram: Campo de' Fiori e Piazza Navona.

No caminho, passamos pelo Panteão. Entramos para fazer uma oração para a minha mãezinha, pois hoje, 06 de outubro, é seu aniversário !!! Parabéns mais uma vez, mama!




O Campo de' Fiore é a praça onde acontece um dos maiores mercados da cidade, funcionando diariamente, exceto aos domingos. Ahhhhaaaaaammmmm, viram que troquei de bolsa? Aquisições italianas, uhuuu!




No centro da praça há uma estátua, erigida em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, que foi condenado como herege e queimado vivo nesse local em 17 de fevereiro de 1600 pela inquisição, por ter afirmado, assim como Galileu Galilei, que a Terra é que girava em torno do Sol e não o contrário, como apoiado pela igreja.



A Piazza Navona é muito animada, cheia de músicos e artistas. Esta praça possui três fontes. Mas, a mais célebre é a Fonte dos quatro rios, projetada e esculpida por Bernini. Aliás, falar de Roma é falar de Gian Lorenzo Bernini, magnífico arquiteto e escultor, que trabalhou para oito papas e é o autor de ínúmetos e valorosos monumentos em Roma, sendo que já mostrei um monte aqui no blog! 

Embaixada do Brasil na Piazza Navona.





E para concluir este dia intenso e delicioso, apresento vocês uma vista 360º da Fonte dos Quatro Rios, do magnífico Bernini!!! A Fonte dos Quatro Rios é maravilhosa, um trabalho magistral de Bernini! Nela estão representados quatro rios: Nilo (África), Danubio (Europa), Ganges (Ásia) e Rio da Prata (América).



8 comentários:

  1. Que legal!
    Adoooooooooooooro!

    ResponderExcluir
  2. Adorei... tudo, inclusive o modelito!
    Qro uma saia dessa...

    ResponderExcluir
  3. Queridos da minha vida, estou muito feliz por vcs estarem curtindo tanto esta viagem. Meu caderninho de viagens ficou no chinelo, hein tia Kate?! Vc está arrazando... Quanto ao Bruce, digo, Ninico, não se preocupem, pois ele está sendo muito paparicado por todos! Aproveitem cada minuto da aventura, pois os dias voam. Bjinhus da dinda Ju

    ResponderExcluir
  4. Amei esse dia de passeio...
    Parabéns pra sua mãezinha querida!!!
    Ainda bem que a dinda Ju deu notícias do Bruce, já ia te perguntar onde o bebê tinha ficado.
    Bacio,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  5. Kate, eu já te acompanhava no "Receitinhas", mas estou adorando as postagens com os passeios maravilhosos q vcs estão fazendo!

    Um grande abraço e aproveitem bastantão!

    Alessandra - Curitiba

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o coliseu é de arrepiar!!! Tb quero conhecer!
    Estamos adorando acompanhar a viagem passo a passo...vai escrevendo que estamos com vcs nessa! rsss
    Ah..adorei a saia tb, essa pegarei futuramente com certeza..kk
    Bjoss e curtem mesmooooo
    Kênia

    ResponderExcluir
  7. Katitaaaaaa............tudo lindo, e a louca aqui, que é historiadora devorou as suas fotos do Coliseu!!!! afff....aproveita amiga!! beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente, este dia deve ter sido meio cansativo!
    Que maravilha a visita ao Coliseu!
    Estou ansiosa....
    Ah, vc comprou o ROMA PASS?
    Nao vi essa sua informacao..
    Roupas lindas como sempre!
    Saia mega feminina, charmosa!
    Lindaaaaa!
    Beijos

    ResponderExcluir