2 de outubro de 2011

Hospedagem em Roma

Domingo, 02/10/11


Primeiramente, gostaria de dizer que de todas as cidades para as quais já viajei, Roma foi a cidade mais difícil de encontrar um hotel que atendesse aos meus critérios (principalmente os de preço)! Existe muita oferta de locais, mas todos são muito caros em comparação com outras cidades européias! Tive bastante trabalho para fechar e pesquisei uma infinidade de lugares até encontrar o que julguei ideal para nós!

Detalhe importante: em Roma, é preciso pagar uma taxa turística extra de 2 euros por pessoa por noite de hospedagem. Se um casal for ficar 5 noites, a taxa total será de 20 euros. Esta taxa não está inclusa na tarifa, mas, isto é explicado previamente em todos os sites de booking.

Para definir um hotel, eu sempre uso dois sites que considero imprescindíveis: Trip Advisor e Booking.com. No Booking, eu insiro a faixa de valor que quero pagar, a localização, internet, etc e o site filtra e apresenta aqueles que se encaixam com os seus critérios. Depois leio os comentários no Booking e no Trip Advisor. Impressionante como os comentários são direcionadores da definição sobre onde ficar ou não ficar. As pessoas falam tudo, problemas de atendimento, pontos positivos, falhas graves. 

Para se hospedar em Roma, o interessante é ficar no centro, para visitar os pontos turísticos a pé ou ter fácil acesso ao metrô. No mapa abaixo, todas as áreas dentro do circulado em vermelho são boas regiões. Entre elas, destaco três que são onde se concentra a maioria dos turistas:


1 - Locais mais chiques (e bastante caros): Fontana di trevi, Piazza Navona;

2 - Local preferido pela maioria dos turistas: Termini. Os turistas gostam deste local porque é o ponto de fácil acesso para todos os lugares. Termini é a estação de trem de Roma, de onde chegam os trens de outros países e os ônibus e trens vindos do aeroporto. Na região da estação Termini é onde se concentra a grande maioria de hotéis da cidades. O problema: muitos batedores de carteira, ciganos, pedintes e mau encarados. Apesar de que, uma amiga ficou lá, "na cara" da estação e não teve do que reclamar. De qualquer modo, eu sempre fiquei receosa em escolher um hotel muito próximo e preferi ficar algumas quadras distante, mas ainda assim, perto da estação;
3 - Região próxima ao Coliseu - é tranquila e tem bons preços;
Em Roma, a nossa prioridade não era realmente o hotel, pois pretendíamos ficar o menos possível nele e conhecer o máximo da cidade. Mas, é claro que alguns critérios básicos deveriam ser atendidos (internet grátis e café da manhã, entre eles). Depois de muita, muita pesquisa, decidimos pelo Independence Square Inn, um bed and breakfest que supriu nossos principais requisitos:

  • Extremamente limpo;
  • 5 minutos a pé da estação Termini;
  • Rua e vizinhança calma;
  • Internet grátis nos quartos;
  • Frigobar;
  • Café da manhã (servido na sala de café ou no quarto);
  • Banheiro privativo – toalhas grandes, secador de cabelo;
  • Proprietário atencioso e prestativo;
  • Staff do hotel dá mapas e dicas de transporte e locais para diversão;
  • Restaurante no térreo (10% de desconto para hóspedes)
  • Check in a partir de 08:00 h (no geral, hotéis aceitam hóspedes após as 12:00h, muitos deles após 14:00 h);
  • Ótimo preço (80 euros por noite para casal, incluindo a taxa turística).

Fiquei sabendo que os italianos não comem muito no café da manhã. Por isto, na maioria dos hotéis, o café se resume a um suco, café ou chá e croissants. Avisei logo ao meu marido que seria assim e que ele não esperasse um café como dos hotéis de Paris que são variados e reforçados. Muitos hotéis de Roma dão um voucher para o hospede comer em uma cafeteria nas proximidades (no Independence, o café é servido no próprio hotel).



Pontução no booking.com:



Por fim, uma ótima alternativa para quem vai ficar por um período superior a 3 dias é alugar um apartamento em Roma. Eu queria, mas o meu marido achou mais prático um hotel. Mas, garanto que é bom e tem ótimo preço. Os apartamentos são lindamente decorados e ficam em localizações perfeitas a preços melhores do que hotéis. A maioria tem wi-fi e computador disponível. Um colega de trabalho alugou um apartamento com a esposa e adorou.  O site é: http://www.rentalinrome.com/


2 comentários:

  1. Parece bom mesmo, e o preço excelente.
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Vendo este seu post, vi que meu hotel nao está dentro da area...
    :(

    ResponderExcluir