28 de novembro de 2010

Lombo ao molho de Shitake

Hoje é aniversário do meu amor, Jean! Meu marido e meu companheiro, que me apoia e me acompanha em tudo o que eu decido fazer! Que o meu Jean tenha muitos anos de vida e saúde, com as bênçãos de Deus!

Ele não queria fazer nada especial e o combinado era de irmos ao um reataurante de comida japonesa. Mas, durante a semana, eu fiquei com vontade de fazer um jantarzinho. Ele merece muito mais, uma mega produção, mas eu confesso que estava cansada, pois tenho tido dias muito agitados. Então, nada muito produzido, somente um jantarzinho a dois.

Escolhi esta receita de lombo, que ficou muito boa, a qual foi acompanhada de vinho tinto. Para nós dois, fiz meia receita, usando 500g de lombo.

E de sobremesa, abacaxi grelhado, bem simples de fazer.




De acompanhamento, fiz estas torres de tomate e beringela.É bom fácil: dê uma rápida fritada nas rodelas de tomate e beringela, virando dos dois lados. Salpique um pouco de sal. Retire assim que o tomate estiver macio, mas ainda mantendo sua estrutura intacta. Monte as torres, coloque mussarela ralada e orégano por cima. Leve para gratinar no forno. Eu usei o forninho elétrico, que é mais potente e gratina mesmo, deixando o queijo levemente tostado. Regue com azeite e sirva a seguir.


Coloquei também palmito picado como acompanhamento.


Lombo ao molho de Shitake

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 peça média de lombo
6 a 8 dentes de alho amassado
2 xícaras de vinho tinto seco
3 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de manteiga
200 g. de cogumelos shitake fatiados
1 tablete de caldo de galinha
1 tomate grande sem sementes picado
¼ xícara de chá de manjericão picado
Salsinha
1 folha de louro

Modo de fazer

Coloque o lombo de molho na véspera em um tempero de alho amassado, sal, salsinha, louro, pimenta do reino e vinho

Retire do tempero. Coe o tempero para obter uma xícara de líquido. Reserve.

Frite bem o lombo no azeite até deixá-lo dourado por toda a volta. Envolva-o em papel de alumínio bem fechado e leve ao forno pré aquecido por 30 a 35 minutos.

Após esse tempo, se quiser, fatie o lombo e volte para o forno por mais 10 minutos.

Em uma frigideira derreta a manteiga. coloque os cogumelos fatiados e refogue por 2 minutos. Acrescente o tomate. Coloque o vinho temperado, o caldo de galinha e ferva para reduzir. Coloque o manjericão e sirva sobre o lombo fatiado.



Um comentário:

  1. nossa, me deu água na boca!! rrsrs
    Obrigada por me visitar e pelo recadinho lá no Achados de Decoração. bjs
    Carmen

    ResponderExcluir