3 de outubro de 2010

Filé mignon ao molho gorgonzola e tomates recheados

Para comemorar 5 meses de casados, fiz hoje um almoção bacana! Esta receita não é nem um pouco trabalhosa de fazer, só tem de ter uma metodologia, para dar tempo de fazer tudo ficar pronto junto, ficando todos os itens do prato quentinhos e no ponto certo. Para dar conta, primeiro eu fiz os tomates e deixei reservados, só levando ao forno na hora de fazer a carne. O arroz foi só esquentar, porque a Dona Josita, o anjo que cuida da minha casa, já havia deixado pronto no dia anterior. Depois eu fiz o molho e me concentrei na carne para o gran finale. Na correria, eu me esqueci de colocar o champignons no molho, mas ficou bom demais ainda assim.

















Filé mignon ao molho gorgonzola e tomates recheados



Rendimento 2 porções


Ingredientes

500 g de filé mignon limpo
4 dentes de alho amassados
1 xícara de chá de vinho tinto seco
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
50 g de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de champignon
50 g de creme de leite
1 xícara de chá de leite
1 colher de sobremesa de amido de milho
2 tomates maduros
1/2 cebola picada
Manjericão fresco
3 colheres de sopa de creme de ricota
1 colher de sopa de mussarela ralada
6 azeitonas fatiadas
pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Tempere o filé com o sal, o alho, o vinho. Deixe-o marinando por 1 hora.

Lave bem os tomates, corte a tampa e retire totalmente as sementes. Faça o recheio dos tomates usando o creme dei ricota, a mussarela, manjericão picado e as azeitonas fatiadas. Recheie os tomates com essa mistura e salpique mussarela ralada por cima.

Quando for fritar os filés, Coloque os tomates recheados em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno. Ao retirar os tomates, decore-os com pimentas biquinho e pimenta calabresa.

Bata no liquidificador o queijo gorgonzola, o creme de leite, o leite, a pimenta do reino e o amido de milho. Coloque em uma panela uma colher de manteiga e despeje essa mistura. Acrescente os champignons picados, mexa até engrossar e desligue.

Numa frigideira, frite o filé na manteiga com um pouco de óleo, até ficar bem corado.Deve levar aproximadamente 10 minutos.

Molde o arroz em uma tigelinha, coloque o prato por cima, vire e desenforme. Decore com folhinhas de manjericão.

3 comentários:

  1. Ei Kathleen,

    Tudo bem? Obrigada pelos elogios.
    Adorei seu blog cheio de ceritinhas e dicas deliciosas. E é claro que fui dar uma olhadinhas nas cenas de seu casamento. Que luuuuxo. Bolo branquinho, noiva linda, decor especial e os bonequinhos topo de bolo mais fofos do universo. Estes sim são perfeitos! E o melhor foi saber que você é de BH...Beijos querida e vou falar de seu blog la no meu. Tem problema?

    ResponderExcluir
  2. Nenhum problema, será um imenso prazer, pois seu blog é de uma elegância surpreendente!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmmmmmm,
    Que delicia de blog...hahaha
    Já estou te seguindo
    bjks

    Mog

    ResponderExcluir