6 de setembro de 2010

Pão Integral

Esta receita eu peguei no site do Edu Guedes. Funcionou, deu certinho, ficou um pão bonito, tem um bom sabor, mas... Não podemos dizer que adoramos... Valeu a experiência, mas vamos continuar comprando pão de forma integral, rssss. Mas fica aí o registro, alguém pode tentar e gostar mais do que nós.







Pão Integral


Rendimento: 2 pães

2 ovos
3 xícaras (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de óleo
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
7 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de granola
Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar as fôrmas


Bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o fermento, o açúcar e o sal. Despeje em uma tigela, acrescente a farinha de trigo, a granola e misture até que fique homogêneo. Deixe a massa descansar por 120 minutos. Unte e enfarinhe duas fôrmas para pão de fôrma e coloque metade da massa em cada uma. Leve para assar no forno pré-aquecido (150 ºC) por cerca de 15 minutos ou até que fique dourado.

Coloque a massa de pão nas formas, procurando cobrir até 2/3 da altura das paredes laterais ou pouco acima da metade. Adicione, ao topo da massa, meia colher de sopa de sementes de linhaça para cada forma.

Coloque as formas dentro do forno pré-aquecido por 45 minutos. Verifique o pão no forno. A crosta superior deve estar dura, bem firme, e o pão escuro, em tom dourado. Retire as formas. Espere de cinco a dez minutos e retire das formas com cuidado. Deixe os pães esfriarem sobre a grade superior do fogão por pelo menos 25 minutos antes de consumi-los.

Um comentário: