4 de setembro de 2010

Noque à Bolonhesa

Feriadão prolongado, quatro dias em casa, sem ter compromisso com nada! Ai, que delícia. Nada melhor do que um nhoque à bolonhesa com um vinho tinto... Hummmmm... Esta receita de nhoque é do meu pai. Quando nós vamos visitá-los, ele faz um panelaço de nhoque, para todos os filhos e genros/noras. Rssss, na verdade, não somos tantos irmãos assim, somente três, mas com genros e noras e uma sobrinha, acaba ficando um galera legal. Então, para vocês, a receita de noque do Sr.Pedro, meu papi:


A massa é um pouquinho trabalhosa, mas vale pena...


Montagem do prato: 1 camada de molho no fundo, depois a massa, mais molho por cima, queijo mussarela ralado e levar ao forno até derreter o queijo.






Nhoque à Bolonhesa


Rendimento: 6 porções



Ingredientes


500 g de batata cozida
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo parmesão
3 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de trigo para enrolar os nhoques


Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra e passe as batatas pelo espremedor ainda quentes (pode passar com as cascas, pois elas ficam retidas no espremedor. Misture primeiro o ovo e a manteiga. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem e coloque farinha até que ela fique no ponto de massa, sem grudar nos dedos. Esfarinhe suas mãos para fazer os rolinhos.

Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm.

Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal e um fio de óleo e quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo com o restante dos rolinhos, até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário e coloque o molho por cima, polvilhando com queijo parmesão.

 
Molho à Bolonhesa


Ingredientes

500 gramas de carne moída
2 xícaras de molho de tomates
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 colher de chá de orégano
1 porção de salsa picada
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de sopa de sal

Modo de fazer

Refogue a carne no óleo e mexa até ficar bem corada. Junte a cebola e o alho, deixe murchar bem. Adicione o molho de tomate e os demais temperos e um copo de água quente. Misture bem e deixe ferver por 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário