17 de setembro de 2010

Bolo de maçã

Este bolo é incrível, façam e não irão se arrepender. Massa muito leve, com gostinho de canela, rápido de fazer e ainda por cima barato, usa poucos ingredientes! Muito delícia! Perfeito para receber as amigas para um café. Quem resiste a um bolo de maça quentinho???













Bolo de maçã


Ingredientes

2 maçãs grandes cortadas aos cubos
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
4 ovos
1 xícara de água
1 colher de sopa de canela
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Açúcar para polvilhar a forma

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 24 cm com fundo removível com manteiga e polvilhe com açúcar refinado (para fazer o açúcar refinado você pode bater açúcar cristal no liquidificador; é bem mais saudável que o industrializado). Distribuem-se os pedaços de maçã pelo fundo da forma. Reserve.

Numa vasilha, peneire a farinha e o fermento e reserve.

Bata as claras de ovo em neve e reserve, guardando-a na geladeira.

Bata o açúcar, as gemas de ovo e a manteiga. Misture a canela e a água intercalada com a farinha. e bata novamente. Acrescente as claras em neve e misture. Coloque a massa por cima das maçãs picadas.

Leve ao forno e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode fazer com que o bolo não cresça direito e fique solado, com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Para que o bolo não murche, deixe-o esfriar dentro do forno desligado. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos na grade do fogão.

Num prato grande, desenforme o bolo. Use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de um prato grande e vire novamente o bolo.

2 comentários:

  1. Que issooo nunca imaginei que vc gostasse de cozinhar. Estou chocada, eu amoooo cozinhar, vou fazer todas as receitas, e vou te mandar umas tb.rsrs

    ResponderExcluir
  2. Pois é comadre!!! Porque agora seremos comadres,né? Então, depois que casei cai de boca nas receitas e está uma delícia ficar na cozinha (nas horas vagas, não é?). manda sim, amiga, todas as suas receitas para eu fazer e postar aqui. beijos!

    ResponderExcluir