28 de agosto de 2010

Nhoque ao creme de abóbora

O nhoque é um prato que o meu pai adora fazer e faz muito bem. Ele sempre faz à bolognesa, que eu ainda irei fazer e postar aqui. o Creme de abóbora é interessante por ser uma versão mais light para o nhoque e também porque o meu objetivo era servir junto com o escalope de filé. Aviso que fazer a massa de nhoque dá um bom trabalho, inicie o processo pelo menos 2 horas antes do horário de servir. O Jean me ajudou bastante e achou bem trabalhoso, rssss. Mas, eu acho que valeu a pena porque ficou muito bom e passamos um tempo juntos fazendo a receita, foi uma experiência legal.





Nhoque ao creme de abóbora


Rendimento: 6 porções

Ingredientes


500 g de batata cozida
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de queijo parmesão
3 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto
Farinha de trigo para enrolar os nhoques


Modo de fazer

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra e passe as batatas pelo espremedor ainda quentes (pode passar com as cascas, pois elas ficam retidas no espremedor. Misture primeiro o ovo e a manteiga. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem e coloque farinha até que ela fique no ponto de massa, sem grudar nos dedos. Esfarinhe suas mãos para fazer os rolinhos.

Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm.

Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal e um fio de óleo e quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma, retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo com o restante dos rolinhos, até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário e coloque o molho por cima, polvilhando com queijo parmesão.


Creme de abóbora
Rendimento: 4 porções



Ingredientes

½ kg de abóbora moranga
2 colheres de sopa de manteiga
½ cebola picada
1 cubo de caldo de legumes
½ xícara de creme de leite
Tempero a gosto

Modo de fazer

Lave a abóbora sob água corrente. Sobre uma tábua, descasque-a e corte ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos.

Numa panela média, coloque a manteiga e o tempero, levando ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Adicione os cubos de abóbora e refogue por 2 minutos. Em seguida, coloque 1 xícara de água, o caldo de legumes e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar até que os cubos de abóbora fiquem macios. Retire do fogo e bata no liquidificador até se tornar um creme.

Volte o creme de abóbora para a panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Um comentário:

  1. Essa é um desafio, será que assim o Rodrigo como abóbora?!?!rsrs

    ResponderExcluir